O que é Nutrição Funcional? – Por Dra Pollyana Aoki


temperos

Olá!

Estou muito feliz de ser uma das Colaboradoras do Blog Myra Pilates!

Toda segunda estaremos juntos falando sobre Nutrição.

Espero que gostem!

Hoje vamos falar sobre a famosa Nutrição Funcional.

Muitos pacientes chegam ao consultório com dúvidas e a idéia errada do que seja essa area da nutrição . Pensam que é o uso de suplementos associados ou não a alimentos funcionais (são alimentos ou ingredientes que produzem efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas)  ou pior ainda: todos têm que  retirar glúten e  lactose  da sua alimentação!

Mas não é isso, bem mais complexa, a Nutrição Funcional é uma forma de abordar, prevenir e tratar desordens crônicas  através da identificação e correção dos desequilíbrios metabólicos. Estes desequilíbrios vêm ocorrendo, principalmente  com a baixa qualidade da nossa alimentação!! Através de uma anamnese bem completa, além da queixa principal, você identifica uma série de outroaspectos importantes, tais como: mal funcionamento intestinal, insônia, coriza, baixa libido, TPM, dor de cabeça,  problemas digestivos….. que comprometem a qualidade de vida e leva ao surgimento de doenças.

A Nutrição Funcional atua numa ALIMENTAÇÃO PERSONALIZADA, não seguindo o método da Nutrição Tradicional, como contagem de calorias, porções e sim um aconselhamento de alimentação própria para aquele paciente, identificando quais são os melhores alimentos para o cardápio de cada pessoa. Por isso, surgem algumas restrições como glúten e lactose!

Leva-se em consideração a interação entre todos os sistemas do corpo, priorizando a entrada do nutriente na célula em quantidades adequadas e em equilíbrio com todos os outros alimentos e nutrientesTrabalha-se para uma organização metabólica para que os bons alimentos dêem um bom resultado final. 

Então fica o meu alerta:  não tente seguir “dietas da moda” ou que foram prescritas para outra pessoa ou que você leu na internet…. procure sempre um profissional Nutricionista, independente se ele segue a Nutrição Tradicional ou a Nutrição Funcional, pois ele é a pessoa capacitada para cuidar da sua alimentação.

Boa reflexão!

Nutrição-funcional-home

Saude!

Polly Aoki

Instagram: @nutri_pollyaoki

5 comentários em “O que é Nutrição Funcional? – Por Dra Pollyana Aoki

  1. Normally I do not read post on blogs, however I
    wish to say that this write-up very compelled me to take a look at and
    do it! Your writing taste has been surprised me.
    Thank you, very nice article.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário