O que é PILATES? – Por Myra Hirano

Joseph Pilates
Joseph Pilates ensinando seu Metodo a uma cliente no seu Studio em Nova York na decada de 60. Fonte: Google

Physical Fitness is the first requisite of happiness

“A Atividade Física é o primeiro requisito da felicidade”

Joseph Pilates

  Penso que, um dos Métodos mais difíceis de conceituar em poucas palavras é o Metodo Pilates. Poderia ser bem objetiva e dizer que “Pilates um programa de exercícios físicos criado na década de 20 pelo alemāo chamado Joseph Hubertus Pilates”. Mas Joseph foi além, ele assim como alguns visionários daquela época, enxergava a importância de mover o seu corpo em prol da saúde , nāo apenas por uma questāo estética e levou 50 anos da sua vida tentando provar que estava certo . Hoje em dia , as pessoas já têm a consciência de que a prática de atividade física faz bem para a saúde e tem o poder de prolongar a vida com qualidade e infelizmente apenas após a sua morte o mundo conheceu o seu Método. Mas, felizmente, pelo menos, sua técnica se difundiu e chegou até nós!

     O brilhante Joseph denominou sua técnica de “Contrology” (Contrologia), a arte de controlar o seu corpo. Controlar no sentido de dominar a si mesmo com a manutençāo de um corpo uniformemente balanceado. Ele criou sequências de exercícios e máquinas específicas para que todos pudessem fortalecer seus corpos de tal forma e consciência , que refletisse no seu dia-a-dia. Afinal, precisamos dos nossos músculos e ossos para tudo, dos menores movimentos, das menores atividades diárias até para a prática de esportes.

Universal-Reformer-Joseph-Pilates
Joseph Pilates com uma cliente no aparelho criado por ele, o Universal Reformer. Fonte: Google

 

    Joseph Pilates escreveu dois livros: Your Health (Sua Saúde) e “Return to life through Contrology (Retorno à vida através da Contrologia)O segundo é na verdade, o único documento por escrito registrado que contém exercícios os quais temos a real certeza que foi escrito pelo criador deste incrível Método. Ao ler o livro , logo percebemos que Joseph fez esta obra para que todas as pessoas fossem capazes de praticar o seu Método, que  até pudessem fazer os exercícios frequentemente em suas casas. A sequência de exercícios do Mat Pilates que ele criou é simplesmente extraordinária , única e quando comecei a estudar mais profundamente o Pilates e sua origem, comecei a entender o quanto a sua sequência e fluidez da mesma beneficiam de forma diferente e fiel a funcionalidade do nosso corpo em muitos aspectos. 

     “Return to life é a minha expressāo favorita quando falamos sobre Pilates. Retornar a vida é o que precisamos, pois muitas vezes estamos completamente desconectados com nós mesmos, com o nosso corpo, principalmente com o passar do tempo . Percebemos que o nosso corpo nao nos obedece mais: uma dor na coluna ou nos ombros depois de horas de trabalho ou estudo, dor nos calcanhares e pernas pesadas após horas em filas de banco ou supermercado, cuidando dos filhos, arrumando a casalesōes e mais lesōes após a prática de esportes. Enfim , toda e qualquer açāo que você faça no seu dia-a-dia depende da sua disposiçāo e principalmente do seu corpo. Retornar à vida nāo necessariamente significa reabilitar-se, mas sim viver para você, cuidar do seu corpo significa cuidar de você mesmo em todos os sentidos e nāo se abandonar, antes que o seu corpo desista de você primeiro.

    Os exercícios de Pilates tem nome, sentido e a maioria tem uma sequência coerente para a proposta do seu criador. Nāo quero dizer que o Pilates é melhor do que outras técnicas, mas sim diferente ou muito menos que no Pilates qualquer movimento em que contraimos o abdomem, que respiramos “corretamente” ou qualquer movimento que fazemos pendurados em algum acessorio de circo ou de outra modalidade chama-se Pilates. Nós ganhamos muito com a grande difusāo do Método Pilates, mas também devemos ter cuidado com o que ouvimos, lemos e falamos a respeito dele. Em Pilates tudo existe por uma razāo para ser e é nosso dever respeitarmos todas as diferentes técnicas que consequentemente proporcionam resultados distintos. Joseph se inspirou em outras técnicas, mas o que diferencia a sua das outras é justamente suas sequencias e seus aparelhos corretivos, e ele deu um nome a sua criacao pelo simples fato de ser diferente, nao usou o nome de algo que ele simplesmente se inspirou. Assim como ele mesmo respeitou os outros, acho no minimo digno respeitarmos a sua originalidade, que ele tanto lutou em vida para que chegasse até nos desta forma.

      Se voce pratica Pilates e ainda nao conseguiu incorporar os benefícios da prática em sua vida, tente se concentrar mais durante a prática, levar a atençāo pra dentro de você, interiorizá-la e perceber quais respostas o seu corpo está lhe dando. Você nunca praticou Pilates? Experimente e garanto que vai se surpreender!

“Pilates é o encontro entre você e o que você traz dentro.” Martha Medeiros

Um bom retorno à vida para todos!

Namastê!

Myra

Instagram: @myrapilates

15 comentários em “O que é PILATES? – Por Myra Hirano

    1. Carol, minha querida muitissimo obrigada pelo carinho com nosso trabalho aqui no Blog. Ficamos sempre muito felizes pela sua confiança em nosso trabalho. Queremos continuar vendo-a por aqui comentando e compartilhando suas experiências conosco.. Beijocas Myra

      Curtir

Deixe um comentário