Dorme e acorda cansado? Por Dr Cyro Hirano

Mesmo após horas de sono você precisa de mais que um despertador para levantar da cama?

E ainda o cansaço não passa, mesmo após horas de sono a mais?

“Não tenho animo para fazer nada, já acordo cansado.”

Seu pico de produção física e mental é a noite ou de madrugada?

O problema pode não estar necessariamente no sono mas sim no estresse crônico.

Quando o estresse é intenso e prolongado ele sobrecarrega diversos órgãos e sistemas do corpo, como o imunológico, o nervoso, o cardíaco, e as glândulas suprarenais.

Podemos então estar diante de um quadro de fadiga adrenal!

Essas glândulas são responsáveis por sintetizar hormônios importantes no processo metabólico, e seu comprometimento não só diminui os níveis de energia, mas também prejudica a imunidade (infecções frequentes), perda da capacidade de concentração, queda do libido, piora dos sintomas da TPM, tonteira, confusão mental e tremor quando colocado sob estresse, irritabilidade e ganho de peso .
É um problema que atinge diferentes idades pois o estresse vem na maioria das vezes do trabalho, mas também da escola ou do ambiente familiar.

Muitas vezes pode ser confundida com depressão, fibromialgia, síndrome do pânico, labirintite, overtrainning, anemia, entre outras, o que a torna uma doença muito frequente no mundo moderno, porém de pouca investigação e de difícil diagnóstico.
Quanto ao padrão alimentar pode apresentar: grande dependência por cafeína, compulsão por alimentos gordurosos, e salgados.


Atenção pois esse diagnóstico deve ser realizado por um médico após correlação clínica e laboratorial e exclusão de outras patologias.

Ela deve ser tratada, e a alimentação tem um papel fundamental para controlar os sintomas pois alguns alimentos pioram esse processo e outros ajudam a minimizar.

E quanto ao estresse existem diversas maneiras de aliviar, com uma atividade física como pilates, meditação, yoga, terapia…mas esse tema merece um outro post!
Saúde!

Até semana que vem.

Dr. Cyro Hirano

(Instagram: @cyrohirano, @cdclinicadermatologica)
-Não possui nenhum conflito de interesse com a indústria farmacêutica ou de equipamentos.

– As fotos deste post possuem somente caráter ilustrativo.

– Os resultados de qualquer tratamento podem variar de acordo com a resposta individual.

– As opiniões aqui contidas podem divergir das de outros profissionais da área, e essas informações não podem ser usadas legalmente contra terceiros, como evidência de falhas ou enganos de outros profissionais.

– Lembrando que estamos aqui para informar e que um post não substitui uma consulta médica.

Um comentário em “Dorme e acorda cansado? Por Dr Cyro Hirano

  1. Sou fisioterapeuta há dez anos, e em minha prática muitos clientes têm relatado sintomas como esses. Tenho percebido constante aumento desses casos infelizmente. O assunto merece máxima atenção na atualidade! Ótimo esclarecimento Dr. Cyro

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário