Existe algum Pilates no seu Pilates?

Inspirada no artigo da Alycea Ungaro no Pilates About “Is There Any Pilates in Your Pilates?”, resolvi escrever sobre o asunto por aqui também. A Alycea vai mais afundo na questão, pautando alguns itens essenciais para que os praticantes entendam se estão recebendo Pilates ou outra técnica “misturada”, quando se matriculam em uma aula intitulada Pilates. Veja o artigo na íntegra clicando aqui.

Mas infelizmente não cabe a mim entrar nesses detalhes citados por ela pois sei que principalmente no Brasil existem muitas dificuldades de se conseguir trabalhar com o Real Sistema do Pilates, dificultando o trabalho em seu maior potencial, exemplos: poucas escolas de Pilates devidamente qualificadas para ensinar a técnica de Joseph, fabricação de aparelhos completamente modificados ao ponto de perder muitas funções e corromper o sistema eliminando a fabricação de muitos deles, restringindo portanto a técnica e principalmente o seu valor, que hoje também é deturpado por lugares de baixíssima qualidade e por isso baixo preço!

 

Foto incrível de Kathi Ross- Nash na Arm Chair , aparelho essencial para o Sistema Pilates . Fonte: ilariacavagna.com

Mas no Brasil estamos evoluindo para melhorar tais condições, como a criação do Nanô Pilates Aparelhos, uma marca de aparelhos originais do Método Pilates, e também com o surgimento de mais conferências e Workshops com profissionais que ensinam o Sistema real, dentre outros fatores.

Por outro lado, ler esse texto da Alycea me fez refletir como seria no Brasil, onde a cada mês surge um novo “tipo” de Pilates, um indivíduo que acabara de se matricular em um lugar que tem a palavra Pilates na porta poderia saber se realmente está praticando esta técnica, ou se é uma aula bem misturada de exercícios diversos, onde do Sistema Pilates nada tem, portanto não colherá seus benefícios.

 

Foto: pilates-gratz.com

Eu como instrutora, estudiosa e praticante de Pilates há 10 anos, já me fiz essa pergunta algumas vezes: Isso é Pilates? Imagina para quem está chegando agora? Mas eu tive a oportunidade, por estudar e trabalhar com a técnica, de conhecer muitos “Pilates” e conseguir chegar na raiz para entender e encontrar muitas respostas.

Por esse meu caminho onde passei, já compartilhei um pouco da minha experiência por aqui, através de postagens aqui no Blog: “O que é Pilates“, “Distorções e verdades sobre o Pilates Clássico“, “Os verdadeiros fundamentos do Método Pilates“, dentre outras.

Hoje, refletindo sobre aquele praticante iniciante que está começando a praticar Pilates pensei que a forma mais fácil e simples de saber se o serviço que ele contratou realmente é este, seria através dos exercícios do Mat, pois se não há Mat não há Pilates! Independente de ser da linha clássica ou contemporânea, deve haver a prática da sequência de exercícios do repertório do Mat Pilates.

Fotos de Joseph Pilates realizando alguns de seus exercícios do Mat no seu livro Return to Life, 1945.

Qualquer outra modalidade que tenha o nome Pilates no começo, no meio ou no fim e NÃO oferecer no mínimo os exercícios básicos da sequência do Mat NÃO É PILATES! Esteja certo disto!!! E se alguém ou algum lugar vende qualquer coisa com o nome de outra, desconfie de sua seriedade,qualidade e eficácia.

No vídeo a seguir, Alisa Wyatt do Pilatesology mostra uma aula de Mat Pilates linda e eficiente de apenas 15 min. Se você está em dúvida sobre a técnica que pratica, assista o vídeo! Se NENHUM desses exercícios lhe for familiar, procure outro lugar para conhecer Pilates.

Eu desejo que todas as modalidades de atividade física e esportes tenham no futuro o seu lugar e o seu respeito. Eu tentarei enquanto estiver aqui, buscar, defender e esclarecer tudo que estiver ao meu alcance sobre a técnica de Joseph Pilates, o seu legado, a sua originalidade e genialidade brilhante!

Pratique Pilates consciente do que você está fazendo ou oferecendo!

Um bom retorno à vida a todos!
Myra

3 comentários em “Existe algum Pilates no seu Pilates?

Deixe um comentário