Pilates e a Gravidez- mudança, movimento e suporte! – Por Myra Hirano

      Eu costumo dizer que a gravidez é um turbilhão de transformações na vida de uma mulher. É difícil falar pouco sobre este assunto tão complexo e que foi estudado profundamente por mim e ainda me encontro em estudo constante sobre este universo que gosto tanto. 

      Cada mulher vivencia essas mudanças de maneira distinta, até porque o corpo do ser humano tem um funcionamento dos sistemas naturalmente complexo e cada um de nós na maioria das vezes, temos um corpo que se move e reage diferente a muitas situações e ainda tem relação direta com o ambiente e a sua alimentação. No período da gestação isso também acontece, porém as mudancas que ocorrem durante esses nove meses pertencem a mesma “raiz” hormonal. Alem disto, o corpo todo se transforma e se adapta para se preparar para este periodo de transicao de uma vida que vai gerar uma outra vida, por isso tão especial.

A escolha do Método Pilates para trabalhar o corpo em fase gestacional também vai além da parte externa, da condição corporal, muscular e mecânica, que muitas atividades físicas já proporcionam.

        O primeiro fator que deveríamos considerar para as clientes grávidas é o entendimento das transformações do corpo dessa mulher e a partir do que acontece lá dentro ensina-lá a melhor forma de lidar com essa nova e confusa fase que ela esta vivenciando, percebendo o seu novo corpo a cada semana, como ele se comporta e a forma ideal de conviver com todas essas novidades. Higiene mental e física era o que Joseph Pilates pregava, por isso o Método Pilates é um grande aliado neste momento.

      Conhecer e entender as mudancas nos sistemas corporais, ajuda o instrutor do Método Pilates a elaborar uma aula ideal para cada período, divididos em 4 partes, os 3 trimestres e o período pós-natal, e também a educar sua cliente, tranquilizando-a e orientando-a como agir em diversas situacoes.

         Um dos grandes benefícios da prática de Pilates de uma forma geral é o fortalecimento da musculatura de todo o corpo balanceado através de um trabalho global, proporcionando sustenção, equilíbrio e proteção. Sabe-se que as estruturas corporais da gestante mudam a ponto de deslocar o seu centro de gravidade, gerando algumas desorganizações em relação a postura e refletindo no seus movimentos. O Pilates contribui de maneira eficaz para a manutenção da postura através de seus exercícios e sequências naturalmente funcionais. 

      Além disto, uma das estruturas que mais sofre transformação na mulher grávida é o quadril. Essa grande estrutura sustenta a maior parte do nosso peso corporal, a pelve se conecta com as partes superior e inferior do corpo humano, esta conectada com os membros inferiores e também existem musculos que ligam o quadril à coluna vertebral. A técnica de Pilates atua com um dos focos nessa região pois é justamente uma parte do complexo que chamamos de “powerhouse”, a “casa de força” do nosso corpo. Na fase da gestação ocorre um afastamento/alargamento da regiao do quadril e isso acontece devido a um hormônio chamado relaxina para que haja mais espaço para o feto em sua vida uterina e na preparacao para a hora do parto natural. Podemos logo perceber que irá gerar uma série de mudanças em todo o corpo partindo dessa região e o Pilates dará o suporte necessário para lidar com essa expansão e outras também.

       Esses foram alguns exemplos das vantagens de praticar Pilates durante a gestação. É verdade que a partir do momento que essa técnica tão rica, visa trabalhar o corpo todo através de seus exercícios originais, ainda vai existir o beneficiamento da preparação do corpo da nova mamãe para a chegada do bebê.

      Após o nascimento do seu filho outras novidades aparecerão para as maes, como amamentar, dar banho, e muitas outras novas atividades e consequentemente novas posturas para o corpo se adaptar outra vez. O Método de Joseph Pilates continuará lado a lado das grávidas dando lhes apoio em todos os sentidos, basta ter um profissional capacitado para conduzir o programa certo de forma segura e eficaz.

Namaste!

Myra

5 comentários em “Pilates e a Gravidez- mudança, movimento e suporte! – Por Myra Hirano

  1. Ótimo texto,muito bem explicado!!!👏👏👏
    Graças a vc,seus conhecimentos e seus estudos, hoje posso proporcionar um trabalho lindo,limpo e muito consciente em todas essas alterações para as gravidinhas!!! Assim como vc, sou apaixonada por essa fase da vida das mulheres e sinto mto orgulho de poder dar esse suporte tão importante para o momento delas!!!
    Tnx again! 🍀😘

    Curtido por 1 pessoa

    1. Alice querida, muito obrigada por todo o carinho e confinça no meu trabalho!!! Te admiro muito.Que possamos continuar caminhando juntas sempre em prol de um Pilates cada vez melhor e eficiente! Um beijo enorme Myra

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s