CROSSFIT – mitos e verdades – por Erika Fernandes

Olá pessoal,

      Eu sou a Erika Fernandes, sou educadora fisica e toda quarta-feira estarei aqui no blog para dividir meu trabalho e minha experência com vocês. Espero que gostem e que possamos nos comunicar sempre.

     Hoje vou falar sobre o Crossfit, que atualmente é a nova moda no mundo do fitness. Para tentar entender melhor você acaba digitando no Google a palavra CROSSFIT, acha vídeos, imagens e se pergunta : que é isso? As pessoas comecam a ter pensamentos como: “Nossa, isso deve machucar!” , “Que loucura esses exercícios!”. Mas é preciso conhecer melhor a técnica para entender que o caminho não é este.

image1 (5)
Eu no Box de CROSSFIT treinando nas Argolas Olimpicas.

   

  Bom, vamos ao conceito: são movimentos funcionais, constantemente variados, em alta intensidade, onde existe uma mistura de movimentos ginásticos (com o próprio peso corporal), levantamento olímpico ( levantamento de peso) e corrida. O Crossfit foi desenvolvido pelo americano Glag Glassman e sua filosofia prega o encontro do equilíbrio entre a técnica e a intensidade.

Os movimentos são funcionais você acaba aprendendo a movimentar seu corpo com grandes cargas e em grandes distâncias de uma maneira rápida e eficiente. Desta maneira , você acaba realizando os movimentos de forma segura, aplicando a força a partir do centro do corpo para as extremidades. Veja bem, quem nunca tirou uma caixa pesada do chão e colocou em cima do armário? Analisando esta ação , vemos que você agachou, levantou até a linha do seu quadril, deu um pequeno impulso e ergueu uma carga acima dos ombros. Se você perceber, fazemos isso o tempo todo.  Outro exemplo seria quando você empurra o carrinho de compras do mês no supermercado, nesta ação,  também utilizamos inconscientemente todos os músculos do corpo para empurrá-lo.

IMG-20140604-WA0003-MOTION.gif
Eu realizando o Deadlift no Crossfit.

Crossfit não é uma atividade para gerar lesões, porém todo e qualquer treinamento fisico dependerá da utilização correta de sua técnica,  que no caso do Crossfit , adquirimos esse conhecimento e praticamos através dos nove movimentos fundamentais, de uma forma lenta e gradativa. Para isso , você tem que procurar profissionais capacitados e certificados para aplicarem a técnica, que tem suas particularidades e faz com que o praticante trabalhe todas as valências físicas, aprimorando as capacidades funcionais , gerando não só uma aptidão física, mas também de uma forma bem abrangente, resultando em muitos benefícios.

image3
Eu no CROSSFIT realizando o exercicio Sledgehammer no Pneu.

     

      O Crossfit é um esporte altamente desafiador. Sua metodologia ao criar os “wod” (workout of the day, que significa treino do dia) propõe um novo desafio a cada dia, onde devemos praticar as 10 habilidades físicas: resistência muscular; resistência cardiorrespiratória; força; agilidade; flexibilidade; potência; velocidade; coordenação; equilíbrio e precisão. Isso mostra que o método, de forma empírica, irá aumentar a capacidade de trabalho em um amplo tempo com diferentes domínios.

Esse tipo de treino , gera uma competitividade saudável quando você pratica com a orientação correta , certamente  alcançará avanços nessas habilidades, além do mais , trabalha-se de uma forma global e íntegra. O Crossfit está em todos os lugares, hoje em dia em qualquer parte do mundo você encontra um Box (uma Caixa  que é como eles chamam os centros de treinamento do Crossfit) e você pode ir lá, fazer o seu wod mesmo viajando.

image2
Eu no aparelho Remo do CROSSFIT.

     O metodo Crossfit é único e igual em qualquer lugar no mundo, para isso procure profissionais que sejam certificados. O treinamento desta técnica com o profissional capacitado fará com que sua prática seja segura e logo você vai atingir todos os benefícios. Respeite o seu corpo e aproveite!

Se você gostou ou tem alguma duvida deixe um comentario.  😉

Ate semana que vem!

Erika Fernandes

Me siga no instagram: @erikitz

Um comentário em “CROSSFIT – mitos e verdades – por Erika Fernandes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s