O Poder da Germinação – por Renata Faria

image1 (18)

Você ja ouviu falar em energia vital? É uma energia que está presente na natureza, na água,  na terra, no ar e no sol. É o que mantém a vida de todos os seres vivos. Nosso espírito precisa se alimentar dessa energia através da respiração, do contato com a natureza e da ingestão de alimentos naturais que receberam toda essa energia da água, do ar, da própria terra e do sol.

A partir do momento que uma fruta, por exemplo, é retirada da árvore, ela começa a perder essa energia, então para obtermos essa energia com seu maior potencial, quanto mais fresco consumirmos o alimento melhor.
Seguindo deste princípio, os praticantes da alimentação viva, além de não cozinhar os alimentos, também evitam o uso da geladeira, pois o resfriamento pode prolongar o prazo de validade do alimento, porém o tempo de armazenamento diminui sua vitalidade.
O processo de germinação funciona da seguinte forma: as sementes antes de serem germinadas, estão em seu estado latente, sem energia de vida e possuem a presença de fitatos, que são seu sistema de proteção natural, usados por elas mesmas para evitar a deterioração até o momento adequado para  germinar e gerar vida. A presença desses fitatos , inibem a absorção de alguns minerais pelo nosso organismo, como o cálcio e o ferro. Ao colocarmos as sementes de molho em água,  elas absorvem essa água e começam então o processo de germinação, de crescimento do embrião e assim ela começa a utilizar também suas reservas de gorduras para gerar energia e se desenvolver, eliminando assim esses fitatos. No final da germinação , essa semente tem suas calorias reduzidas, um aumento muito importante de seus nutrientes entre 300% e 1.500%! Ainda contém muitas enzimas que facilitam o processo digestivo do nosso corpo e com maior potencial de vitalidade, perfeita para o consumo.
Resumindo , a germinação nos possibilita evitar o que as sementes possam ter de pior e potencializam o que elas tem de melhor. A germinação é a fase mais rica em energia do alimento, possuindo seu potencial máximo de energia vital.
Aprender a germinar as sementes é o primeiro passo no caminho em busca de uma alimentação rica em energia vital. Ao germinarmos estamos participando desse lindo processo gerador de vida. Essa prática nos possibilita estar em contato com a natureza e a aprender com ela. É muito importante observar as sementes nesse processo e com o tempo , entender suas necessidades. Cada semente tem seu tempo, sua “personalidade”. A temperatura  do ambiente também vai interferir no tempo de germinação das sementes.
Na semana passada ensinei o passo a passo da semente de girassol com casca, ideal para ser consumidas em sucos, ou caldos que serão coados, pois sua casca é dura não sendo muito bem digerida.
Hoje vou apresentar para vocês a semente de girassol sem casca.
image1 (17)
Semente de girassol sem casca. Foto: arquivo pessoal.

As sementes de girassol sem casca encontramos para vender em casas de produtos naturais e são super fáceis de germinar. Apesar de não ter tanta energia vital quanto as sementes com casca, possuem ainda muita energia e quando colocadas de molho na água, iniciam o processo de germinação.

image4
Germinacao das sementes de girassol sem casca. Foto: arquivo pessoal.
Vamos germinar?
Coloque uma porção de sementes em um pote de vidro, com um filo e elástico em volta, só para facilitar a lavagem, mas se não tiver filó e elástico, pode lavá-las na peneira e depois colocá-las em um pote de vidro, cubra com água filtrada e deixe-as de molho cerca de 6 a 12horas. Cuidado para não encher demais o pote de sementes, deixe pelo menos uns 3 dedos abaixo, pois elas irão inchar ao absorverem a água. Após esse tempo, é só lavar novamente e estão super prontas para o consumo. São deliciosas temperadas nas saladas verdes, por cima das saladas de frutas, batidas em vitaminas de frutas e em diversos pratos culinários. Vão dar sabor e vida para seus alimentos. Experimentem!! Tenho certeza que vão amar!!
image1 (19)
Salada, cookies e queijo vivos! Foto: arquivo pessoal.

Semana que vem tem mais dicas e receitinhas vivas para vocês!!

image2 (5)
Banana amassada com sementes de girassol germinadas,  outras sementes e oleaginosas. Foto: arquivo pessoal.
Namaste!
Renata Faria
Me siga no Instagram: @renatafariaf

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s