Treinamento Funcional – por Erika Fernandes

top bola
Fonte: google.
Treinamento funcional é um conjunto de exercícios utilizado para tratamento e também como treinamento, que mescla exercícios coordenativos, de equilíbrio com ou sem acessórios, (medicine ball, faixas elásticas com diferentes tensões, pranchas de equilíbrio, paraquedas, fita de suspensão, bola suica, bosu,etc.) tendo uma visão do ser humano como um todo, buscando sempre o aprimoramento de movimentos que se esteja com deficiência ou para a recuperação de alguma parte que tenha sofrido algum “trauma”, patologia ou por má postura.

ginastica-funcional-620x413

Ao construir a sequência tem que se respeitar os princípios básicos do treinamento:

– Individualidade Biológica

– Adaptação

– Continuidade

– Sobrecarga

– Interdependência do Volume 

– Intensidade Especificidade 

– Variabilidade

Inicialmente , procuramos exercícios começando por superfícies estáveis para passar para as instáveis, de um maior para um menor número de apoio. Mas um ponto muito importante deve ser considerado: essa sequência não pode comprometer a integridade da estrutura do corpo.

O treinamento funcional vai atingir às fibras musculares da musculatura profunda e estabilizadora , buscando um equilíbrio osteomioarticular, respeitando os pilares de força: cintura escapular, tronco (core) e cintura pélvica. Quando temos esta parte fragilizada e ativamos mais a musculatura superficial , criamos uma desorganização muscular,  levando à algias (dores) e afetando o sistema locomotor.

Antes de começar a realizar esses exercícios , é necessário avaliar o ser como um todo e também em partes. Analisarmos a sua marcha, por exemplo, observarmos a forma de agachar, se os movimentos começam pelo joelho ou pelo quadril, dentre outros fatores. Com isso , podemos obter a análise dos eixos, dos planos, se o movimento está num plano linear ou multiplanar, se usa uma musculatura simples ou acessória, se há compensações. Enfim, existe todo um estudo em relação ao praticante, antes de fazermos o programa de exercício.

marcha

Em suma , o treinamento funcional visa o aprimoramento de um trabalho coordenativo, de agilidade, equilíbrio e estabilidade muscular e motora. 

funcional-training

Espero que tenham gostado! 

Se têm alguma dúvida deixem um comentário, que terei o prazer em responder.

Saúde para todos!

Erika Fernandes

Me siga no Instagram: @erikitz

 Bibliografia:

Gomes, M, V –  Exercícios Funcionais  –

Um comentário em “Treinamento Funcional – por Erika Fernandes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s