5 MITOS / VERDADES sobre o BOTOX® – por Dr Cyro Hirano

Antes de tudo, uma breve história sobre o que é o Botox® ou a Toxina Botulínica.

Botox® é uma marca de Toxina Botulínica e foi a primeira a ser liberada para uso cosmético (em rugas de expressão), por isso é a mais conhecida e virou sinônimo do procedimento .

Existem também no Brasil as marcas: Dysport®, Xeomin® e Prosigne®.

Foi a partir do uso terapêutico, que surgiu o uso cosmético.

Quando o casal de médicos canadenses Jean e Alastair Carruthers, (oftalmologista e dermatologista), observaram a melhora das rugas em pacientes tratados para indicações clínicas, como blefaroespasmo, iniciaram os primeiros estudos na área. Deste então, o uso cosmético da Toxina Botulínica tipo A evoluiu e se expandiu em todo mundo.

Hoje utilizado por mais de 80 países como tratamento das rugas é aprovada não só para fins cosméticos mas também para: estrabismo, distonia cervical, enxaqueca, hiperhidrose axilar entre outros usos.

image1 (20)
Eu e a Dra Denise Barcelos participando de uma entrevista com os médicos canadenses Dra. Jean e Dr. Alastair Carruthers os primeiros medicos a usarem o botox com o fim estetico  , em uma visita para uma conferencia no Brasil. Foto: arquivo pessoal.
1. A Toxina Botulínica pode ser usada em qualquer lugar?
Muita gente confunde a aplicação da Toxina Botulínica com o preenchimento com Ácido Hialurônico (falaremos ainda muito dele por aqui) . Os locais aprovados sāo para o tratamento de pés de galinha, as linhas entre as sobrancelhas, na testa, ao redor da boca, no pescoço e para levantar as sobrancelhas.Embora possa ser usado em todo o rosto, outros injetáveis , como os preenchedores ​​, podem ser uma melhor opção em certas áreas da face.
Top-Ten-Things-That-Make-Men-Feel-Happy
Foto: Welad w banat
2. Já vou ver efeito logo após a aplicação?
Não. Ela age sobre os nervos que controlam o movimento muscular e isso vai demorar em geral entre dois a quatro dias para começar a ver os efeitos e uma a duas semanas para ver o efeito completo.
model1
Foto BOTOXcosmetic.com .
3. A pessoa pode desenvolver uma alergia ou tornar-se imune à Toxina Botulínica A?
Qualquer um pode ser alérgico a qualquer coisa, isso está incluído a Toxina Botulínica também. Para nossa sorte , são muito raros os casos de alergias a injeções relatados. Ainda assim pode ser difícil distinguir entre uma verdadeira alergia a Toxina Botulínica ou uma alergia ao produto usado para diluir a substância. Porém é possível sim desenvolver resistência, devido à formação de anticorpos contra ela após injecções repetidas, mas isso não é comum.
4. Se você treina na academia muito pesado ou faz muito Pilates, você vai precisar de mais Toxina Botulínica que uma pessoa sedentária?
Não é a quantidade de atividade fisica que você faz que vai indicar o volume de produto que você vai precisar, mas sim o grau de envelhecimento, suas linhas e rugas, idade e sexo.
Mas na prática a durabilidade do resultado pode alterar sim.
5. Se você tiver feito uma cirurgia plástica de face (facelift) ou cirurgia de pálpebra (blefaroplastia), você nunca mais vai precisar de Botox?
Não. Estas cirurgias tratam a pele, tecido e gordura. A Toxina Botulínica funciona nos nervos e nos músculos que causam a formação de rugas de expressão. Ter feito um procedimento cirúrgico não significa que você nunca mais vai precisar de um Botox®. Em muitos pacientes os médicos podem recomendar continuar associando o tratamento, mesmo se você já fez uma cirurgia plástica.
botox_header_3
Fonte: BOTOXcosmetic.com
E o mais importante de tudo!
Na prática qualquer médico pode realizar. Como acontece com qualquer tipo de procedimento cosmético, você deveria confiar o seu rosto (e seu corpo) a um dermatologista ou um cirurgião plástico, com experiência no uso de injetáveis. Essa aplicação é um procedimento que exige um amplo conhecimento da anatomia, treinamento e muito bom senso.
As vezes o resultado pode ser desastroso.
Por isso muito cuidado na escolha do profissional que vai aplicar em você!
Dr. Cyro Hirano
Instagram: @cyrohirano

-Não possui nenhum conflito de interesse com a indústria farmacêutica ou de equipamentos.

– As fotos deste post possuem somente caráter ilustrativo.
– Os resultados de qualquer tratamento podem variar de acordo com a resposta individual.
– As opiniões aqui contidas podem divergir das de outros profissionais da área, e essas informações não podem ser usadas legalmente contra terceiros, como evidência de falhas ou enganos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s