
Hoje é cada vez mais comum e, PREOCUPANTE o excesso de peso nas crianças!! Independente do motivo que os pais levam os filhos ao consultório do Nutricionista, sempre será necessário: AMOR + PACIÊNCIA + EXEMPLO!!
Diversos fatores podem causar a obesidade infantil, sendo os mais comuns os maus hábitos alimentares da criança e da família, sedentarismo e fatores genéticos. Normalmente é a combinação dos três que determina o quadro da doença. Esses quilos extras podem causar complicações desde a infância até a vida adulta, mesmo que a obesidade tenha sido revertida nesse tempo. Patologias como o diabetes, hipertensão arterial e colesterol alto são algumas conseqüências da obesidade infantil não tratada. Além disso, a baixa autoestima pode levar à depressão.

Durante todo o tratamento é muito importante falarem a mesma língua – os pais, avós, cuidadores, tios, padrinhos… enfim TODOS os adultos envolvidos com a alimentação da criança precisam ter a mesma conduta no preparo e oferta das refeições, respeitar os horários, etc…cuidado com as palavras – a criança escuta e aprende TUDO, o que é bom e o que é ruim!! Não fale “mal” ou que não gosta de determinado alimento ou use frases do tipo: “O meu filho não come salada nem amarrado”! Sempre valorizar o POSITIVO – cada alimento novo que experimentou, a fruta que não voltou na lancheira… toda mudança de acordo com o Plano Alimentar deve ser comemorada, comentada e parabenizada pelo maior número de adultos possível!! Deve ser uma FESTA!! Mas nada de presentes por causa disso, opte por “prêmios” como uma ida ao cinema… um passeio de bicicleta com a família…., ignorar o NEGATIVO – o que não foi seguido do Plano Alimentar deve ser somente comentado, mas sem broncas! Exerça a sua autoridade – a criança precisa entender que a autoridade dentro de casa é dos pais, mas isso sempre tem que ser passado com AMOR e não com autoritarismo. As crianças (e os adultos também!!) precisam provar várias vezes um alimento antes de dizer que não gostam dele. Outra coisa importante é a criança, ou a família não assistir TV ou usar o computador na hora das refeições. Tenha perserverança – se para um adulto a mudança de hábitos não é fácil, imagine para uma criança! Tenha calma e paciência, mas JAMAIS DESISTA DA SAÚDE DE SEU FILHO!!
Para prevenir o excesso de peso na infância, ficam essas dicas para vocês:
- Com relação à quantidade, é mais importante o seu filho comer uma MENOR quantidade de alimentos saudáveis (fontes de nutrientes), que comer GRANDES quantidades de alimentos de “calorias vazias” (ricos em açúcares, gorduras, conservantes, corantes e pobres em nutrientes).
- Não oferecer líquidos durante as refeições (almoço e jantar). O ideal é ingeri-los até 15 min. antes e 2hs após. Dentro deste período, restrinja o volume ao máximo de 100 ml. A ingesta de bebidas com açúcar, muito calórica e sem valor nutricional significativo faz com que seu filho deixe de lado os alimentos que tem importância.
- Monitorar o SONO. (Horários e qualidade)
- Exposição ao BOM Sol.
- Atenção à ingesta de água durante todo o dia.
- Sempre incentivar as brincadeiras ao ar livre e a prática de uma atividade física (escolha uma que desperte interesse na criança). O Pilates por exemplo e um otimo aliado, ludico e consciente! Os esportes tao funcionam muito bem com as criancas, de opcoes para que elas encontrem o que de prazer, aliando a saude com a bricadeira.


Ate semana que vem!
Saude!
Polly
Instagram: @nutri_pollyaolki
👏👏👏
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada por estar sempre por aqui nos prestigiando, Najla! Beijo grande!!!! Myra
CurtirCurtir