Pilates-Baby-Arm-Chair – por Myra Hirano

Muitos conhecem “de vista” ou ouviram falar, alguns já fizeram uma aula nela ( o meu caso), outros nem nunca ouviram dizer e poucos utilizam com frequência. Mas esse aparelho é, apesar de muitas vezes esquecido e subestimado, original do Método Pilates, criado pelo próprio Joseph Pilates , e ainda é um equipamento que na minha opinião divergente, deveria ser um dos essenciais em um Studio quando se trata de Pilates. Eu estou falando de uma de suas Chairs (cadeiras) chamada Baby Chair ou também conhecida como Arm Chair.
Assim como todos os seus aparelhos foram criados, Joseph inventou a Baby Arm Chair (porque não chamá-la assim?:)) como uma máquina de princípio corretivo para o corpo humano. Ela foi desenvolvida para auxiliar o trabalho da parte superior do corpo, com ênfase na restauração do equilíbrio, postura e da força da musculatura da região da cintura escapular, incluindo os braços, a cabeça e o tronco. Mas como todo o Método prioriza, o corpo estará todo conectado e sempre ativo para que os exercícios aconteçam com controle e fluidez.
Eu já tinha assistido algumas aulas, vídeos e visto algumas poucas fotos on-line, mas o meu contato real foi em uma aula privada incrível que fiz da Instrutora Alexandra Bohlinger no True Pilates em Duhram na Inglaterra. Foi amor à primeira vista! Hahaha sim, um dos meus aparelhos prediletos desde então.
image1 (22)
Eu praticando o Hug-a-tree na Baby ou Arm Chair na aula da Alexandra Bohlinger no True Pilates em Duhram, na Inglaterra. Foto: arquivo pessoal.
 A Baby Arm Chair tem duas molas com alças de mãos e medidas geniais que fazem com que o praticante quando sentado, sente da forma correta para atingir os benefícios de balanceamento muscular proporcionados pela técnica de Pilates e ainda auxilia em uma incrível percepção da postura. Isso porque, a parte do encosto desta cadeira pode se mover ou nao de acordo com o exercício. As posturas mais comuns são sentado e de joelhos. Pra mim esse é um diferencial da Baby Arm Chair que nenhum outro aparelho te proporcionará na técnica de Joseph.
 O repertório não é muito extenso, porém valiosíssimo quanto ao trabalho dos braços e da postura, principalmente quando o praticante tem deficiências osteomusculares que o impedem realizar uma boa execução no Mat Pilates, no Reformer ou em qualquer outro aparelho de Pilates.
Sentado nessa posição da foto abaixo, Joseph Pilates está executando, acredito eu, o Salute, exercício do repertório do aparelho Reformer e além deste, muitos dos exercícios como hug a tree , todos os exercícios da série Rowing, sao possiveis de praticar a partir da proposta dessa chair . Quanto à esta, todo praticante deveria fazer essa série na Baby Arm Chair e depois ir para o Reformer, pois as percepções da posição dos ombros e da postura de forma dinâmica sāo bem melhores de alcançar e no futuro tornará mais eficaz a prática dos Rowings no Reformer. Outra parte é o solo que também pode ser representado aqui, o exercicio saw é um exemplo comum, em geral todos são educados de uma forma melhor, é uma opção maravilhosa para iniciantes.
arm chair joe
Joseph Pilates na Arm ou Baby Chair do Metodo Pilates no ano de 1941. Foto: google.
Atingindo um trabalho muito profundo de força, contribui assim para a execução das sequências com mais fluidez pertencentes  aos outros aparelhos. As posições podem variar, também pode ficar na posição de joelhos por exemplo, faz-se a série Kneeling Side Arm do Reformer, exercícios como o Butterfly e o Chest Expansion do Cadillac, dentre outros.
Bom, se você nunca teve contato com a Baby Arm Chair, espero que um dia tenha a oportunidade de conhecer, inclusive a minha experiência, além de eficaz em termos de exercícios e muito resultado positivo me fez entender e achar algumas respostas para dúvidas que eu ainda tinha em relação ao Pilates Clássico, em sua forma plena e original. Tomara que vocês possam aproveitar tanto quanto eu e virarem fãs também.
A Baby Arm Chair funciona como um segundo instrutor ou como um partner nesta “dança” linda e tão intensa denominada Contrologia!
Um bom retorno à vida para todos!
Myra

Instagram: @myrapilates


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s