Salada de maionese de abacate com lentilhas germinadas – por Renata Faria

Oi gente,

Hoje vamos fazer uma receita de maionese de abacate com lentilhas germinadas para uma super salada cheia de vitalidade. Mas antes, gostaria de contar um pouco mais sobre os benefícios da alimentação viva pra vocês.

Nesse tipo de alimentação nós procuramos consumir alimentos crus, frescos, orgânicos, integrais, maduros e muitas sementes germinadas, ou seja, o alimento no ápice de sua energia vital. Já a dieta convencional ocidental é baseada em uma quantida grande de alimentos industrializados, refinados, super processados, a maioria cheios de conservantes, cozidos e por isso sem praticamente nenhuma vitalidade. O que acontece é que ao ingerimos esses alimentos modificados, o nosso organismo precisa produzir mais enzimas digestivas, pois os processos de cozimento e a industrialização dos mesmos, faz com que não existam mais suas enzimas naturais, gastando muita energia, pela falta de vitalidade, acabamos ao final da digestão gastando mais energia do que recebendo.
Para complicar, o nosso organismo, na intenção de obter mais energia, pede um doce, alimento rico em carboidratos que serão transformados em glicose, fonte rápida de energia para o corpo. Mas o tal doce, também é rico em refinados e pobre em enzimas, e assim utilizará mais da nossa energia para ser digerido, em um cálculo onde estamos sempre perdendo ao invés de ganhar.
O problema é que essa falta constante de energia pode gerar doenças, pois o corpo não está conseguindo energia o bastante para se desintoxicar e se manter saudável. Quando mudamos nossos hábitos alimentares, consumindo mais alimentos crus e integrais, percebemos logo uma grande diferença. Aquela alergia que não curava nunca, em alguns dias você nem se lembra mais dela, as dores articulares somem, aquela dor de cabeça do nada , não dá mais sinal, contribui também para uma melhora na qualidade do sono, nossos pensamentos ficam mais leves, melhora até o odor do corpo e o resultado principal é o fortalecimento do sistema imunológico, aumento da energia vital, dentre muitos benefícios que sentimos ao mudarmos nossos hábitos para uma alimentação consciente.
Vamos preparar um delicioso prato vivo?

Nos posts anteriores ensinei a germinar sementes de girassol com casca e sementes de girassol sem casca. Cada semente tem seu jeitinho próprio de germinar!!

Hoje nossa receita tem como ingrediente principal a semente de lentilha.

A lentilha é uma leguminosa, super nutritiva, riquíssima em vitaminas do complexo B, e em sais minerais, principalmente em ferro, possuem alto teor de fibras e proteína, pouquíssima gordura e pouco calórica.
Passo a passo para a germinação:
1- Coloque uma colher de sopa (por pessoa) de sementes de lentilhas em um pote de vidro bem limpo, cubra com um filó preso por um elástico.

2- lave bem as sementes, encha o pote de água, mexa bem e jogue a água fora, repita esse processo 5x.

3- deixe as sementes de molho na agua filtrada por 8 a 12h.

Sementes de lentilhas de molho. Foto: arquivo pessoal.

4- lave – as bem novamente repetindo todo o passo 2. A última lavada tem que ser com água filtrada. Escorra a água e deixe o pote inclinado no escorredor de pratos para que escorra o excesso de água e fique recebendo ar por mais 8 a 12h.


5- repita o passo 2 novamente e observe se já está saindo uma pontinha branca, da raizinha crescendo. O tempo de germinação da semente dependo do clima, em climas quentes germina em menos tempo, no frio demora um pouco mais. Se ainda não tiver germinando, repita o passo 4 todo novamente e fique observando.
É importante que observemos se pelo menos 80% das sementes germinaram. Se esta remessa de sementes não está boa para o consumo, pode estar velha, mofada. Não consuma!! Descarte sempre as sementes que não germinaram.

Quando as sementes tiverem germinadas, o ideal é que tiremos a casca das lentilhas, para evitar excesso de fibras. Na alimentação convencional nos preocupamos em adicionar fibras a nossas refeições, pois ela é muito pobre em fibras, já na alimentação viva, temos que nos preocupar com o excesso, pois os ingredientes já são todos integrais .Fibra em excesso , diminui a absorção de nutrientes e pode causar problemas intestinais. Nada em excesso é legal!!
Técnica para descascar as sementes do Terrapia:
Coloque as sementes em um pote grande e encha de água . Com as mãos vá apertando levemente as sementes uma contra as outras. Assim as cascas vão soltando. Faça movimentos circulares movimentando a água e as cascas que irão subir para superfície e então derrame a água com as cascas junto em uma peneira e jogue fora. Vá repetindo esse processo até pelo menos 80% das sementes estiverem sem casca. Depois escorra as sementes em uma peneira e estará pronta!

Receita da super salada de maionese de abacate com lentilhas germinadas. (Receita do Projeto Terrapia da FIOCRUZ).

Salada de maionese de abacate com lentilhas germinadas. Foto: arquivo pessoal.

Ingredientes para 2 pessoas:

– 4 folhas de alface crespa ou de sua preferência

– 1 abacate maduro

– 1/2 limão

– 1/2 cebola média

– 1/2 batata yacon, ou batata doce ou maçã.

– 1/2 chuchu

– 1 cenoura média

– cheiro verde a gosto, opcional

– 2 colheres de sopa de lentilhas germinadas.

– sal rosa (sal do himalaya) ou sal marinho, a gosto.
Preparo: Corte a cebola, a batata, o chuchu e a cenoura em quadradinhos bem pequeninos, ou rale no ralador nos furos maiores, ou ainda processe separadamente cada uma no processador com cuidado para não tritura-los demais, corte o cheiro verde e acrescente, misture todos em um pote grande de vidro, extrema o limão, misture bem tudo e reserve.

Pegue o abacate, destaque e coloque em pedaços no liqüidificador com algumas gotas de limão para ele não oxidar e escurecer, e bata bem até que forme um creme. Não acrescente água.

Acrescente o creme de abacate aos legumes e misture bem.

Em um pirex fundo coloque os alfaces arrumados, acrescente a mistura de tudo e por cima jogue as sementinhas de lentilha germinadas e pronto !! Um lindo prato delicioso, super nutritivo e com muita vitalidade !! As sementes germinadas possuem um sabor mais suave e mais agradável !! Se você já gosta de lentilha cozida vai amar ela germinad e quem não gosta ou nunca experimentou lentilha na vida, vale a pena experimentar!!

Espero que gostem!

Até semana que vem!
Beijo

Renata Faria

Instagram: @renatafariaf

Um comentário em “Salada de maionese de abacate com lentilhas germinadas – por Renata Faria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s