Crianças e a prática de atividade física por Erika Fernandes

Com o passar dos anos , as atividades físicas vêm sendo sempre mostradas como um ponto forte na melhora da qualidade de vida.

Antigamente nós éramos mais ativos, principalmente as crianças, que brincavam de roda, pular corda, pular elástico, jogos com bola, pulava-se também amarelinha, pique pega, hoje em dia com o avanço tecnológico venho observando que essas atividades vêm diminuindo. 

O estímulo da atividade física na criança faz com que o crescimento seja de forma saudável, ou seja, os fatores de risco à saúde durante seu crescimento vão sendo diminuídos, além do trabalho da coordenação motora e o desenvolvimento intelectual. Também devo salientar , que além da prática de exercícios, a alimentação deve ser balanceada para evitar a obesidade infantil.

O outro ponto importantede considerarmos, é a parte cardiovascular. A prática regular de alguma atividade física, provoca adaptações do corpo favoráveis à circulação sanguínea e faz com que o músculo cardíaco se fortaleça, tornando-se mais eficiente e também existem benefícios com o aumento da capacidade pulmonar e fortalecimento do diafragma. A massa óssea também lucra pois os exercícios auxiliam na fixação do cálcio e favorecem o desenvolvimento das células ósseas nessa fase de crescimento.

  

Foto: internet.
 
A musculação em aparelhos, especificamente, não está proibida para crianças,havendo um ganho de força e melhores músculos que são benefícios ofertados pela atividade física regular. Esses ganhos são essenciais para que as articulações funcionem bem e a criança tenha uma boa postura. Para não lesionar a musculatura do seu filho, entretanto, procure uma academia especializada, com programas de treinamento infantil. O Pilates tam 

bém tem prgramas específicos para os pequenos e tem enúmeros benefícios. No campo emocional, mexer o corpo faz um bem enorme para as crianças. Diminui a ansiedade, melhora a atenção na escola, o sono e controla a agressividade. A depressão infantil também é um mal que pode ser minimizado com a ajuda da prática esportiva, devido à produção de endorfinas pelo cérebro—substâncias que promovem bem-estar. Disciplina, raciocínio e sociabilidade completam o time dos proveitos obtidos nos exercícios.

 

Foto: Pilates by Nada
 
Em suma estimule seu filho à prática de atividade física, pois a falta dela pode ocasionar problemas futuros no seu desenvolvimento.

Referências:

http://www.periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/RBAFS/article/viewFile/1133/1328

http://revistacrescer.globo.com/Por-Uma-Infancia-Mais-Saudavel/noticia/2014/05/7-beneficios-que-pratica-de-exercicios-trazem-para-corpo-e-mente-das-criancas.html

http://www.kdmclube.com.br/kdmclube/index.php?option=com_content&task=view&id=842&Itemid=246

 

Até semana que vem!

Saúde!

Erika Fernandes

IG: @erikitz 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s