O Sedentarismo e a vida moderna – por Dr Cyro Hirano

O sedentarismo já é considerado uma doença da vida moderna. Na verdade trata-se de um comportamento induzido por hábitos decorrentes do conforto dela. Com a evolução da tecnologia e a tendência cada vez maior de substituição das atividades ocupacionais que demandam gasto energético, o ser humano adota cada vez mais a lei do menor esforço reduzindo assim o consumo energético de seu corpo.
Pode ser definido como a falta ou grande diminuição da atividade física.

Na realidade, o conceito não é associado somente à falta de uma atividade esportiva.
Do ponto de vista da Medicina Moderna, o sedentário é o indivíduo que gasta poucas calorias por semana.

Foto: internet.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o sedentarismo atinge cerca de 60% da população mundial; sendo que o tabagismo, 22%; a hipertensão, 28%; e a diabetes 9%. Esses números colocam o estilo de vida sedentário como o maior de todos os fatores de risco do planeta e o torna o inimigo número 1 da qualidade de vida.

Antes de matar, no entanto, o sedentarismo traz problemas de saúde, como diabetes, colesterol alto, obesidade, infarto, derrame cerebral,entre outros.

É considerado o principal fator de risco para a morte súbita.

A solução para o problema: a prática regular de atividade física.

Dica contra o sedentarismo: andar de bicicleta no final de semana ou até mesmo ir para o trabalho se exercitando ao invés de passar horas dentro do carro no transito.Foto: internet.

Uma pessoa que faça exercícios regularmente dos 30 aos 60 anos terá, em média, três anos de vida a mais do que uma pessoa sedentária.

Mas, principalmente, essa pessoa vai ganhar qualidade de vida em todos os anos da sua existência, tomando menos remédios, fazendo menos exames, ficando menos doente e gerando menos gastos para o Sistema de Saúde.

Mas é preciso encontrar satisfação na atividade física. Esse é o diferencial.

O exercício não precisa e não deve ser exaustivo se o propósito for a saúde.

Fazer trilhas é uma boa opção para quem não gosta de se exercitar em lugares fechados. Foto: internet.

O sedentarismo faz o corpo ficar mais resistente à insulina, o que, a longo prazo, pode resultar em um quadro de diabetes.

Por outro lado, a pessoa que pratica atividades físicas regularmente produz mais receptores de insulina, o que facilita a captação de glicose e diminui o risco de diabetes.

O sedentarismo é um dos responsáveis pelo acúmulo do colesterol ruim (LDL) na parede das artérias, aumentando a pressão arterial e podendo levar a um infarto e também é responsável pela diminuição do depósito de cálcio nos ossos e, posteriormente, a osteoporose, que aumenta o risco de fraturas.

Aumentar o gasto calórico semanal pode se tornar possível também com atitudes simples, como subir escadas ao invés de pegar o elevador ou escada rolante, ir passear com o cachorro, dispensar o controle remoto, estacionar o automóvel num local mais distante, são algumas alternativas.

Foto:internet

E se você é sedentário, consulte um profissional de saúde e veja qual atividade é mais apropriada para você, (uma dica é o pilates, ótima opção por ser uma atividade para todas as idades) pois praticar exercícios físicos inadequados para seu corpo e idade, podem acarretar sérios problemas ao invés de trazer benefícios.

Aula de Pilates. Foto: internet

 

Pilates é para todos. Foto: internet

Saúde e vamos no exercitar!

Até semana que vem.

Dr. Cyro Hirano

(Instagram: @cyrohirano, @cdclinicadermatologica)
-Não possui nenhum conflito de interesse com a indústria farmacêutica ou de equipamentos.

– As fotos deste post possuem somente caráter ilustrativo.

– Os resultados de qualquer tratamento podem variar de acordo com a resposta individual.

– As opiniões aqui contidas podem divergir das de outros profissionais da área, e essas informações não podem ser usadas legalmente contra terceiros, como evidência de falhas ou enganos de outros profissionais.

Lembrando que estamos aqui para informar e que um post não substitui uma consulta médica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s