Exercícios em Cadeia Cinética Fechada x Cadeia Cinética Aberta – Por Erika Fernandes

Oi pessoal,
Essa semana vou falar sobre a diferença entre as Cadeias. Mas o que são cadeias? “Cadeia”  refere-se a cadeia cinética (referente a um movimento) do corpo, que significa em linhas gerais que todos os seus ossos e músculos estão conectados numa “cadeia”, então todos movimentos que fazemos, fazem parte de uma cadeia cinética.

Primeiramente vamos aos conceitos das Cadeias:
A Cadeia Cinética Fechada (CCF) é a que sustenta o peso corporal. É necessário movimento em várias articulações para que se complete o movimento, o segmento distal é normalmente fixo a uma superfície sustentadora, e a resistência pode ser aplicada tanto distal quanto proximal como, por exemplo, o movimento realizado no leg press. 
A Cadeia Cinética Aberta (CCA) não sustenta o peso corporal, o com movimento ocorrendo em uma única articulação. O segmento distal é livre para se mover, e a resistência é normalmente aplicada no segmento distal como, por exemplo, a cadeira extensora. (Fitzgerald GK (1997), Bynum B (1995), Yack J (1993), Hening CE (1985), Cohen ZA (2001)

Existem algumas vantagens de realizarmos os exercícios em cadeia cinética fechada pois envolvemos várias articulações se tornando assim mais funcional na qual exige uma consciência corporal grande envolvendo a musculatura agonista (principal) e antagonista (ação oposta), onde temos que observar a trajetória do movimento para evitar compensações. 
A cadeia cinética aberta trabalha de forma isolada, ou seja, uma única articulação é envolvida, mas também tem o seu valor sendo muito utilizada para o reforço muscular por ser um trabalho direcionado, os fisioterapeutas utilizam muito para reabilitação, por exemplo.

A preferência em realizar atividades em CCF sobre a CCA é baseada na premissa de que exercícios em cadeias cinéticas fechadas, particularmente nos membros inferiores parecem replicar tarefas funcionais melhor do que as CCA. Isto porque a CCF parece permitir toda uma cadeia muscular se exercitar ao mesmo tempo. Além disso, exercícios em CCF demonstraram melhorar a congruência articular, diminuir as forças de cisalhamento e estimular os mecanoceptores articulares utilizando carga axial e aumento de forças compressivas sobre a articulação. 
Cocluímos que essas duas cadeias devem andar juntas num programa de exercícios, pois uma complementa a outra.

Consulte um profissional qualificado para te orientar. Se for nos treinos o educadir físico, caso seja reabilitar, o Fisioterapeuta. 
Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário!
Até semana que vem!
Erika
Ig: @erikitz

 

Fonte:

http://fisioterapiahumberto.blogspot.com.br/2009/10/cadeia-cinetica-aberta-versus-cadeia.html

http://www.scielo.br/pdf/fm/v23n4/a14v23n4.pdf

http://www.scielo.br/pdf/fm/v24n1/v24n1a19

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s