Pilates Autêntico com Alexandra Bohlinger – Por Myra Hirano

  

Hoje quero apresentar a vocês ​uma das professoras incríveis que eu tive a oportunidade de treinar na Inglaterra, e uma das responsáveis por me tornar uma profissional melhor e mais fiel ainda a esse Método único e fascinante que é o Método Pilates, a Alexandra Bohlinger. 

Eu e Alexandra Bohlinger em seu Studio True Pilates Durham na Inglaterra. Foto: arquivo pessoal.

Brasileira e carioca da gema, Alexandra Bohlinger nasceu no Brasil mas mudou-se para Nova York com 19 anos para estudar inglês e dança. Alexandra trabalhava em NY como Personal Trainer e também dava diversas aulas de dança em academias de prestígio, como a famosa rede americana Equinox, a Crunch e também na CanDo. Além de todo esse trabalho e vivências corporais, ela também alcançou a faixa preta em Tae Kwon Do, e com isso também ensinava Artes Marciais e simultaneamente competia em importantes campeonatos.

 

​Alexandra desejava melhorar suas habilidades de dança e foi assim que ela foi apresentada ao Método Pilates. Depois de sua primeira aula ela já estava decidida que se tornaria uma professora dessa técnica brilhante. “Eu vi o Método Pilates como uma maravilhosa vitamina, uma mistura de tudo que aprendi em uma só técnica!” disse ela. Alexandra começou no original True Pilates em New York (Dragos), onde treinou com ninguém menos que a lendária Romana Kryzanowska, a protegida do próprio Joseph Pilates. Ela é instrutora de nível V da Romana’s Pilates. Ela também estudou com professores como: Sari Mejia (filha da Romana), Cynthia Shipley, Anthony Rabara, Juanita Lopez, Pamela Pardi, Jerome Weinberg, Mejo Wiggin e Jay Grimes (mestre da primeira geração). 

  

Alexandra Bohlinger treinando no Cadillac. Foto: arquivo pessoal.
  

Depois de quase 7 anos morando em NY onde ensinou Pilates até para a cantora brasileira Daniela Mercury, Alexandra mudou para a Califórnia onde trabalhou para Mari Winsor em Hollywood e seus famosos clientes!

Alexandra e sua cliente, a cantora brasileira Daniela Mercury. Foto: arquivo pessoal.

 

Alexandra então abriu seu próprio estúdio em Manhattan Beach- Califórnia e lá trabalhou com atores, músicos, atletas e clientes desde dançarinos a idosos. 
 

Alexandra em seu Studio na Califórnia. Foto: Arquivo pessoal.
 

Além do seu Diploma de Personal Training adquirido nos USA ela estudou Educação Física na Inglaterra quando se mudou para Durham. Alexandra atualmente cursa Osteopatia e tem o seu próprio Estúdio chamado True Pilates Durham , Durham é a cidade onde ela vive hoje. Bailarina profissional, ela também faz parte do Ballet da Durham University. 
 

Alexandra dando aula em seu estúdio na Inglaterra, o True Pilates Durham. Foto:
 

 

Alexandra também tem diversas aulas de Pilates no famoso portal online americano genuinamente Clássico Pilatesology.com em meio a instrutores de alta qualidade de ensino e os seus vídeos são os únicos em português.

   

Alexandra dando aula em seu estúdio na Inglaterra, o True Pilates Durham. Foto: arquivo pessoal.
   

Bate-papo com a Alexandra

 

1 – O que significa Pilates para você?

 

​Pilates significa movimento com profunda força, alongamento, controle e fluIdez. O Pilates não é só uma forma de exercício mais sim um estilo de vida, uma completa conexão mente-corpo. Na verdade, a técnica de Pilates prepara as pessoas para qualquer forma de lifestyle. Joe dizia que Pilates é a arte da contrologia e a fundação para uma boa saúde. O tio Joe dizia também que você é tão jovem quanto a sua coluna. Pessoalmente eu ja ajudei pessoas de 13 a 96 anos , experiências como ajudar a consertar desvios como escolioses e até cuidar de atletas profissionais para atuarem melhor e com mais poder em suas funções.

Pilates me mantém forte, focada e equilibrada, pronta para o dia! Particularmente, o Pilates me ajudou a ter duas gestações maravilhosas e saudáveis, tive dois partos NATURAIS de dois bebês  saudáveis, enormes e pesados 🙂 Com a prática do Pilates, eu voltei em forma rapidamente e ainda me dá energia diariamente para brincar com os meus filhos, cuidar da minha casa e família. 

 
2 –  Qual é a sua palavra favorita em Pilates? 

 

Lengthening – alongamento, alongamento usando o ‘power house’ para alongar contra a gravidade. 
 

3 – Qual é o seu exercicio de Pilates predileto e porque? 

 

​’The Twist‘ na wunda chair, porque é como se todos os exercícios que fazemos fosse um building block, ou seja, construindo um exercício em cima do outro para que possamos fazer o teaser e consequentemente o Twist. O Twist é uma combinação de teaser e outros exercícios em um só! 
 

4 – O que você acha a respeito desse conflito entre as diferentes linhas – Pilates Autêntico x Clássico x Contemporâneo?

  

​Sinceramente eu penso que movimento/exercício com boa técnica e bom formato não importa o que seja, beneficia o nosso corpo. Acho que movimentar-se de qualquer forma é melhor do que ser sedentário. O movimento contemporâneo é válido mas sinceramente penso que é diferente do Pilates Autêntico. 

Acredito que o Pilates Contemporâneo perdeu um pouco da essência do ‘trabalho’ profundo obtido na Contrologia, pelo fato de ter quebrado tanto as seqüências dos exercícios em forma mais teurapeutIca para a fisioterapia. Vejo que as duas formas são bem ‘parecidas’ em termos de exercício individual, o que vejo em fotos por exemplo, mas quando feito em movimento é bem diferente. Acho que o que falta é treinamento pessoal de professores contemporâneos, é verdade que a maior parte deles não tiveram o privilégio de ter aulas privadas com professores clássicos de segunda geração da Romana para entender a seqüência e a forma de fazer os exercícios, usando a ‘fonte’ certa do corpo e a correta fluidez, para que eles pudessem comparar.

 

 ​Penso que o nome Pilates está sendo em alguns cenários divulgado apenas para fazer dinheiro e assim perdendo a essência da origem. Origem que inicialmente veio do seu criador Joe Pilates e sua esposa Clara em forma de Contrologia, alongando a coluna com exercícios e com a conexão do ‘power house‘. Essa técnica foi passada para Romana e agora os seus “discípulos” da segunda geração e espero que terceira geração etc… A Romana foi escolhida como a “filha” do Joe e Clara para manter e passar a técnica. Me sinto honrada e privilegiada em ter estudado com a Romana e passo puramente o que aprendi para todos que tem estudado comigo.

 

​O Pilates Contemporâneo é uma forma de Pilates que acredito ter sido modificada em algum lugar e tempo por professores que de repente até estudaram com o tio Joe, mas que adicionaram a sua própria interpretenção à técnica. Professores que eram talentosos em sua única maneira e forma, mas que misturaram a técnica com suas influências e experiências. E desses professores surgiram os seus discípulos que continuam a fazer o mesmo, adicionando suas “interpretações” e visões da técnica. Assim mudando a pura e original forma do Pilates/Contrologia. Sim, dou crédito a esta forma mas não sei se poderia dizer que as duas são a mesma coisa. Quando treino professores da linha contemporânea eles ficam de boca aberta e chocados com a diferença e consequentemente com uma gratidão gigante por estarem estudando a pura forma de Pilates, é unanime!

 

​Adicionalmente, penso que muitas pessoas que desejam sinceramente aprender e ensinar Pilates estão sendo de repente enganadas por professores ou escolas que ensinam o que eles também acham que é Pilates, e alunos que por consequência aprendem e igualmente acham que é Pilates. Penso que o que as pessoas querem aprender quando procuram um curso com a palavra Pilates elas querem aprender a Técnica e o que estão recebendo é algo bem diferente. Pilates é um programa de exercício muito profundo e complexo. Já treinei muita gente em mais de 10 anos de profissão e observo que demora mais ou menos 1 ano fazendo Pilates privado 3 vezes por semana para os praticantes se conectarem com o ‘power house‘. Para ser um professor de Pilates então, leva uma vida toda de aprendizagem. Quanto mais aprendemos melhor professores somos. Acho que todos nós devemos ter professores com quem possamos fazer aulas privadas, para continuarmos aprendendo essa técnica tão complexa. Um professor bom seria o que não somente repete movimentos , palavras de Pilates e coreografia, mas sim o que sente o Pilates em seu próprio corpo. Caso contrário, vai estar limitado em ensinar esse Método que é tao lindo, complexo e eficiente.   

       

 

4 – Se o céu existe e quando você chegasse lá encontrasse o Joseph Pilates, o que você gostaria de ouvir dele e falaria pra ele?

 

​(risos) Eu tenho a minha bíblia para me guiar espiritualmente e o Pilates para me guiar fisicamente, mas eu entendo a sua pergunta 🙂 . Primeiramente eu falaria que é uma honra em conhecê-lo… Segundo, sinceramente penso que o Joe se sentiria orgulhoso do meu trabalho. Eu não adiciono ou tiro nada do que aprendi e que foi passado pelas mãos da Romana para mim. Eu ensino exatamente o que eu aprendi, e acredito que dessa forma é completa e perfeita. Pessoalmente eu continuo me aperfeiçoando cada vez mais com os meus professores prediletos, vôo pelo mundo fazendo aulas privadas, Worshops e Conferências para continuar crescendo e aprendendo. Na vida estamos sempre aprendendo e quanto mais eu aprendo mais tenho para dividir o que sei com meus alunos. A vida é uma aprendizagem sem fim!

Alexandra treinando no aparelho Universal Reformer no seu Studio em Durham. Foto: arquivo pessoal.

– Para falar com a Alexandra Bohlinger:

Facebook: True Pilates Durham

Website: http://truepilatesdurhamuk.com/

Até semana que vem!
Myra

Um comentário em “Pilates Autêntico com Alexandra Bohlinger – Por Myra Hirano

  1. Não poderia deixar de comentar essa matéria tão esclarecedora, adorei conhecer a história da Alexandra. Ela conseguiu sanar uma dúvida fundamental que eu tinha, em relação às diferentes linhas de Pilates! Falou de forma tão legal, que a cada dia me encanto mais por me aprofundar no método clássico, que só agora estou tento oportunidade de conhecer melhor!!! Mais uma vez agradeço pelo lindo post Myra!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s