Olá,
Hoje eu vou falar pra vocês de uma semente muito especial para mim, o côco. Vocês sabiam que ele é uma semente enorme, que se transforma nesses lindos coqueiros que enfeitam quase todas as nossas praias e possuem inúmeros benefícios para o nosso organismo? Um alimento que sou fã!
O côco apesar de ter fama de gorduroso é um alimento maravilhoso, riquíssimo em vitaminas, minerais, proteínas e gorduras do bem, os famosos ácidos graxos, que possuem ação antioxidantes e ainda diminuem o colesterol ruim, o LDL. Além disso suas gorduras são de rápida absorção sendo utilizadas como combustível, gerando energia ao invés de serem estocadas como gorduras localizadas.
O côco verde não possue quantidades significativas desses ácidos graxos, suas gorduras ainda não se transformaram, assim não possuem tantos benefícios quanto a semente seca e madura.
O côco germinado além de possuir um maior potencial em todos os benefícios citados acima, ele se torna ainda mais digestivo no processo de germinação e é um alimento vivo.
Benefícios do côco germinado:
– Menor quantidade de gorduras saturadas e maior quantidade de gorduras instauradas.
– maior quantidade de poupa
– uma poupa mais saborosa
– alimento mais digestivo
– grande aumento no seu valor nutricional
– água mais doce e alcalina.
– alimento riquíssimo em energia vital.
Um côco germinado custa em torno de 3 a 5 reais, rende um copo de água ( depende de cada côco) , mais ou menos 1 litro de leite e aproximadamente 100g de farinha de côco, uma farinha integral , rica em fibras, totalmente natural e sem glúten, que você poderá usar em várias receitas substituindo a farinha de trigo. Não é maravilhoso e super barato?!
Então, mãos à obra!!!
Para germinar um côco é super simples, primeiro compre um côco seco (às vezes você pode ter muita sorte e achar um já germinado no supermercado!)
- Dicas na hora de escolher e cuidar do seu côco:
1. Cuidado, veerifique se ele possui água dentro, se não esse côco já deve estar estragado.
2. Observe que o côco possui 3 “olhinhos”, procure um que o “olhinho” do meio esteja altinho, meio estufadinho, pois esse pode germinar mais rápido. (Foto a seguir)
3. Lave seu côco e coloque em um recipiente com água filtrada com esses “olhinhos” para baixo.
4. Troque a água todos os dias durante 15 dias e vá observando, ao final desse período irá observar o crescimento do germen, em um desses três olhinhos.
Está pronto para consumir!
Agora vamos para o próximo passo, que é uma técnica fácil de quebrar o côco seco :
– Segure o côco em uma das mãos com os olhinhos voltados para baixo.
– Com um martelo vá batendo bem forte ao redor do côco e girando-o até ele rachar.
– Quando ele rachar, coloque um recipiente com uma peneira em baixo e enfie uma faca em uma das rachaduras para deixar a água sair.
– Depois quebre o côco ao meio e o apóie com a poupa para baixo em uma tábua de madeira. – Vá batendo o martelo em volta para quebra-lo em pedaços menores.
– Com uma colher solte a polpa da casca.
– Corte em pedaços pequenos e guarde em um vidro com tampa na geladeira para consumir quando quiser.

E por fim, uma receita prática de leite de coco caseiro:
. 150g de poupa de coco seco
. 250ml de água filtrada ou mineral ( com a água mineral possuirá maior durabilidade)
. Preparo: Bata bem o côco e a água no liquidificador e coe em um coador de pano.
Está pronto !! O ideal é que vc consuma na hora esse delicioso alimento cheio de vitalidade, mas se não conseguir, pode armazenar em um vidro bem limpo e com tampa na geladeira por até 3 dias.
A farinha também pode ser guardada em um vidro com tampa na geladeira, experimente usar em um bolo, ou em outra receita de sua preferência.
A poupa do côco germinado é uma delicia, super suculenta e é uma ótima opção de lanchinho da tarde, super nutritiva e riquíssima em fibras, o que contribui para saciar bem a fome. Eu amoo!
Até semana que vem!
Beijos
Renata
IG: @renatafariaf