Ao passar de décadas a nossa pirâmide de crescimento vem mudando, antigamente nascia muito mais, e a taxa de vida era baixa e hoje em dia está com sua base invertida as pessoas estão vivendo mais e o número de nascimento diminui, com isso está havendo uma maior preocupação com a saúde da terceira idade.O processo de envelhecimento biológico normal leva à diminuição das reservas funcionais do organismo. Este efeito pode ser observado em todos os aparelhos e sistemas: muscular, ósseos, circulatório, pulmonar, endócrino e imunológico.
A atividade física nessa fase é muito importante para deixar a terceira idade o mais independente possível além de prevenir problemas nas articulações, coração, etc.
Os exercícios irão contribuir para compensar uma determinada deficiência, aumentar a capacidade funcional ou simplesmente proporcionar prazer.
Num ponto de vista geral o exercício físico faz muito bem a terceira idade, abaixo cito algumas vantagens:
• Melhora do Humor, diminuição da ansiedade e aumento do vigor;
• Melhora da cognição;
• Aumento da capacidade aeróbica e do enduro cardiorespiratório;
• Melhora do perfil dos lipídios sanguíneos;
• Aumento da flexibilidade e da amplitude dos movimentos;
• Aumento da densidade óssea;
• Aumento da força e do Enduro da musculatura;
• Aumento da massa muscular e diminuição da massa de tecido adiposo.
A prescrição dos exercícios baseia-se em alguns pontos importantes dos princípios de treinamento: 1) sobrecarga onde aplica-se um esforço superior ao habitual, com objetivo de promover a adaptação fisiológica; 2) especificidade as adaptações fisiológicas são específica para o sistema energético e para os grupos musculares, em muitos casos usamos o padrão motor como estímulo de treinamento; 3)reversibilidade – a capacidade física pode ser perdida em consequência da falta de atividade, mas também pode ser reconquistada graças aos exercícios e aos programas de atividade.
Através destes pontos podemos obter o resultado que a atividade física na terceira idade irá contribuir para aumentar a autoestima, sua segurança no intuito de ter força para realizar suas tarefas da vida diária sem correr risco de lesão ou queda além da sensação de bem estar.
Movimente-se!
Até semana que vem.
Erika Fernandes
IG: @erikitz