Atividade Física na Melhor Idade – Por Erika Fernandes

Ao passar de décadas a nossa pirâmide de crescimento vem mudando, antigamente nascia muito mais, e a taxa de vida era baixa e hoje em dia está com sua base invertida as pessoas estão vivendo mais e o número de nascimento diminui, com isso está havendo uma maior preocupação com a saúde da terceira idade.O processo de envelhecimento biológico normal leva à diminuição das reservas funcionais do organismo. Este efeito pode ser observado em todos os aparelhos e sistemas: muscular, ósseos, circulatório, pulmonar, endócrino e imunológico.

A atividade física nessa fase é muito importante para deixar a terceira idade o mais independente possível além de prevenir problemas nas articulações, coração, etc.
 

Foto: internet
 

Os exercícios irão contribuir para compensar uma determinada deficiência, aumentar a capacidade funcional ou simplesmente proporcionar prazer.

Num ponto de vista geral o exercício físico faz muito bem a terceira idade, abaixo cito algumas vantagens:

• Melhora do Humor, diminuição da ansiedade e aumento do vigor;

• Melhora da cognição;

• Aumento da capacidade aeróbica e do enduro cardiorespiratório;

• Melhora do perfil dos lipídios sanguíneos;

• Aumento da flexibilidade e da amplitude dos movimentos;

• Aumento da densidade óssea;

• Aumento da força e do Enduro da musculatura;

• Aumento da massa muscular e diminuição da massa de tecido adiposo.

A prescrição dos exercícios baseia-se em alguns pontos importantes dos princípios de treinamento: 1) sobrecarga onde aplica-se um esforço superior ao habitual, com objetivo de promover a adaptação fisiológica; 2) especificidade as adaptações fisiológicas são específica para o sistema energético e para os grupos musculares, em muitos casos usamos o padrão motor como estímulo de treinamento; 3)reversibilidade – a capacidade física pode ser perdida em consequência da falta de atividade, mas também pode ser reconquistada graças aos exercícios e aos programas de atividade.

Através destes pontos podemos obter o resultado que a atividade física na terceira idade irá contribuir para aumentar a autoestima, sua segurança no intuito de ter força para realizar suas tarefas da vida diária sem correr risco de lesão ou queda além da sensação de bem estar.

Movimente-se!
Até semana que vem. 
Erika Fernandes 

IG: @erikitz

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s