Rejuvelac – O líquido da vida! – Por Renata Faria

Você já ouviu falar em rejuvelac? Ele é um alimento vivo e funcional riquíssimo em enzimas, que regulam nossa flora intestinal e restabelecem seu equilíbrio perfeito, sendo um probiótico natural, que pode ser produzido a partir da fermentação de todos os grãos integrais como aveia, centeio, trigo, arroz, painço, quinoa, etc.

O rejuvelac tradicional é de grãos de trigo, mas o meu preferido é o de quinoa, pois possui um sabor mais suave e possui maior chance de dar certo. O ideal é que seja feito com quinoa ORGÂNICA e germinada.

Vamos fazer?

🔸1 xícara de grãos de quinoa 

🔸 1 peneira

🔸5 xícaras de água filtrada

🔸1 pote de vidro bem limpo

🔸2 folhas de papel toalha ou um paninho limpo

🔸1 elástico 

🔸1 filo 

Primeiro passo, germinar a quinoa:

Coloque os grãos de quinoa em uma peneira e lave as bem em água corrente. Coloque esses grãos já lavados no pote de vidro e acrescente 2 xícaras de água filtrada, cubra o pote com o filo e preso pelo elástico. Deixe a em um local fresco e ao abrigo da luz por aproximadamente 8h. Após esse processo ela já terá germinado. 

Segundo passo, Preparo paro o rejuvelac 

Lave as em água corrente novamente, dessa vez pode lavar no pote mesmo, colocando água, sacudindo e descartando a água umas 5x. Tire o filo, acrescente 3 xícaras de água filtrada, cubra com as 2 folhas de papel toalha e prenda com o elástico e deixe quieto em um local limpo e ao abrigo da luz. Após 48h está pronto!! Escorra apenas o líquido em um vidro limpo, tampe e guarde na geladeira. Acrescente mais 3 xícaras de água para fazer um segundo rejuvelac, dessa vez deixe apenas por 24h. 

Rejuvelac de Quinoa. Foto: arquivo pessoal

O rejuvelac é um tônico riquíssimo, com muitas vitaminas e benefícios para nosso corpo. Você pode tomar puro ao longo dia, ou com um pouco de limão, pode colocar umas frutinhas dentro ( de preferência organicas) como na foto a seguir, ou até utilizá-lo em seus sucos funcionais desintoxicantes. Fica uma delícia batido com leite vegetal e uma fruta de sua preferência, dando um gostinho especial que lembra a yogurt, fica uma delícia !! Eu adoroooo!!! Experimentem !! 

  

E lembrem-se que os grãos de quinoa fermentados são um tesouro!! Não desperdice-os !! No final da segundo rejuvelac dê super poderes a seus sucos e vitaminas de frutas acrescentando esses grãos fermentados.

Semana que vem tem mais!! Vamos fazer um delicioso creme de castanhas com rejuvelac, que lembra muito a um cream cheese!! Aguardem!! Façam seu rejuvelac e me marquem no insta … Qualquer dúvida é só perguntar!! 

Beijos de luz!!

Renata

IG: @renatafariaf

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s