O dia do Descanso! – Por Erika Fernandes

Hoje em dia se fala bastante sobre atividade física, a sua importância e os seus benefícios. Mas temos que tomar cuidado com os exageros, o nosso corpo precisa ter um momento de desaceleração, ou seja, na sua programação de atividade física os dias são colocados em intensidades diferentes, seu músculo recebe estímulos diferenciado, com isso ele precisa ter um dia “off”.

E é isso que venho falar com vocês, da importância de termos um dia de descanso; o Day off, ou omchamado Recovery day. Esse dia não é necessariamente parado, pode realizar atividades fora do seu cotidiano e com baixa intensidade. O descanso deve ser planejado para que haja uma recuperação ideal permitindo que nosso organismo recupere as “forças” e assim possamos progredir. Negligenciar o “descanso” é um dos principais erros que encontramos.

Quando não se faz o descanso seja ativo ou passivo, você pode entrar numa fase de OVERTRAINING, que não é nada bom para o corpo, significa uma sobrecarga ou um excesso de estimulação: um aumento muito rápido do número ou da intensidade das sessões de treinamento, instruções forçadas de movimentos tecnicamente muito difíceis, métodos de programas de treinamentos unilaterais ou muito intensos, pausas de recuperação insuficientes, alimentação deficiente e outros distúrbios.

Exemplos de planilha:

Se você treina com uma série ABC com intensidade alta, tem que ter um dia de descanso, ou você tem uma série ABCDE, você pode ter dois dias de descanso. Sempre procure ter orientação de um profissional capacitado e qualquer sinal de fadiga muscular em excesso comunique ao pofissional para que haja uma alteração na sua planilha.

Procure ouvir o seu corpo!

   

Foto: internet
     

Nunca se esqueça da importância do descanso, da alimentação e a hidratação que também são importantes para um corpo sadio!

Até semana que vem!

Beijos

Erika

IG: @erikitz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s