Creme de queijo vegetal. – Por Renata Faria

Que tal um creme de “queijo” vegetal vivo ? Um creme de castanha e macadâmias com sabor de queijo de verdade, que além de delicioso é um super alimento, riquíssimo em nutrientes, sem lactose, sem conservantes e ainda por cima um probiótico natural. Não tem como ser mais perfeito. Você pode não acreditar, mas é super fácil de fazer!

Atenção: as oleaginosas (castanhas e macadâmias) precisarão de um dia para hidratar. E você também vai precisar de um liquidificador, 1 coador de voal ou 1 pano de prato bem limpo, uma peneira e 2 potes de vidro para hidratar as castanhas e as macadâmias.

Se você não quiser colocar as macadâmias, só com as castanhas já fica ótimo! 

O rejuvelac também é opcional, mas deixa o seu alimento ainda mais rico, sendo um probiótico natural, mas o sabor é praticamente o mesmo.

Fica uma delícia como molho de saladas, em crackers e em tudo que seu coração sugerir! Siga sua intuição, ela nunca falha!! 

 
Os ingredientes :

– 200 gr de castanhas de caju

– 50gr de macadamias sem sal

– 100 ml de rejuvelac de quinoa – ensinei a fazer no post anterior, acesse Culinária Viva que tem todas as minhas receitas aqui no site 😉

– sumo de 1 limão

– 1 colher de chá de sal Rosa

E muito amor!! 💕 🙂

Vamos preparar!

 

Oleaginosas hidratando . Foto: arquivo pessoal.
 
– Começando pela hidratação das oleaginosas:

 Coloque-as em potes de vidro separados, lave-as muito bem e deixe de molho na água filtrada por 8 a 12h. 

Lembre-se que elas irão inchar e absorver bastante água, então coloque bastante água , mais ou menos 5 dedos de água acima delas. Após esse período, lave-as bem e novamente deixe-as de molho na água filtrada por mais 12h. 

 Depois da hidratação, lave de novo e escorra em uma peneira . reserve as macadâmias. As castanhas precisam de um pouco mais de atenção, escorra na peneira e lave bem abrindo uma a uma, pois as vezes por dentro ficam sujas. Observe se não tem algumas com pontinhos pretos, se tiver você deve tirá-los (Foto abaixo).

Pontinho preto que deve ser retirado das castanhas. Foro: arquivo pessoal.

Coloque todas as oleaginosas no liquidificador, acrescente o limão, o rejuvelac e o sal Rosa. Bata bem até virar um creme homogêneo, se precisar acrescente um pouco de água filtrada, o mínimo possível, para ajudar o seu liquidificador a bater. E pronto!! Já tem um creme delicioso. 🙂

Creme delicioso! Foto: arquivo pessoal.

Se quiser fermentar mais um pouquinho e deixá-lo mais sequinho com um sabor mais ácido, coloque em um coador de voal ou toalha de prato e prenda com um elástico . Deixe pendurado na sua cozinha, escorrendo por 8 a 12h. Aí fica ainda mais top, eu recomendo. 

  

Creme no voal por mais 8 horas. Foto: arquivo pessoal.
 
Coloque em um pote de vidro limpo, com tampa e guarde na geladeira. dura em média 1 semana!! 
Pra quem não sabe castanhas de caju e macadamias são consideradas super alimentos devido ao seu alto valor nutritivo. Lembrando ainda que toda semente germinada tem um potencial maior em todos seus nutrientes e menor teor de gorduras! Então , vamos germinar gente! 💖✨✨
Um fim de semana cheio de vida pra vocês e qualquer dúvida deixe um comentário. Se gostou, compartilhe 😉

Beijos

Renata

IG: @renatafariaf

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s