Pilates na Melhor Idade com Carla Casara – Por Myra Hirano

Olá pessoal,

Hoje eu gostaria de apresentar à vocês a Carla Casara, uma amiga querida e profissional maravilhosa. Nos conhecemos em 2011 na Conferência da PMA na Califórnia, a 11th Annual Meeting of the Pilates Method Alliance. De lá pra cá nos tornamos amigas de profissão e de vida também 🙂 unidas por uma mesma paixão: Pilates!

Carla Casara em uma linda paisagem no Sítio Molin em sua cidade, fazendo o que ela ama, Pilates! Foto: Luciana Galiotto.

A Carla é gaúcha, de Caxias do Sul, se formou em fisioterapia no ano de 2003 e escolheu essa profissão pois queria trabalhar com o movimento. Naquela época, o Método Pilates ainda era pouco conhecido no Brasil e principalmente no Rio Grande do Sul. “A primeira vez que ouvi falar em Pilates, foi através de uma amiga fisioterapeuta que falava super bem sobre a técnica, ela dizia que era uma espécie de exercício que curava!” disse Carla.

A partir daí a Carla começou a pesquisar onde tinha studio de Pilates na sua cidade e se matriculou.

Gostei muito do Pilates logo de cara, minha postura melhorou significativamente e principalmente senti o meu corpo mudar, como nunca antes. Então comecei a pesquisar sobre cursos reconhecidos, mas infelizmente o investimento em cursos internacionais era muito alto. Então acabei me rendendo à empresas menores e fiz um curso desses de “final de semana”. Começei a dar aula, mas com muita insegurança, logo cheguei a conclusão de que era impossível aprender a ser um instrutor de Pilates em apenas um final de semana. Senti a necessidade de me aprofundar, queria uma formação que também me proporcionasse a didática de ensino, que me ensinasse a ensinar Pilates. Resolvi então no ano de 2005 fazer a formação internacional da Power Pilates®. Desde então nunca mais parei de dar aula, de fazer educação continuada, me atualizar e de praticar o método.” conta Carla

Carla Casara pilateando em Fort Lauderdale quando atendeu pela 2ª vez a Annual Meeting of the Pilates Method Alliance no ano de 2013, na Flórida. Foto: arquivo pessoal

Carla tem seu próprio Studio de Pilates e também comanda desde então um projeto de Pilates super bacana para a terceira idade na Universidade de Caxias do Sul (UCS) , que faz parte do programa UCS sênior. Esse ano Carla está viajando pelo Brasil para divividir seus 10 anos de experiência com outros profissionais, através do seu Workshop Pilates na Melhor Idade.

Turma de Mat Pilates da UCS sênior ministrada por Carla Casara . Foto: arquivo pessoal.

Bate-papo

1- O que significa Pilates pra você?

Para mim Pilates é a inspiração para um estilo de vida saudável. Digo isso, porque além de estimular o corpo, estimula a mente a se conectar com o todo, e essa conexão me leva a querer ser saudável, física, mental e emocionalmente.

2 – Qual é a sua palavra favorita em Pilates?

Fluidez!

3 – Qual é o seu exercício de Pilates predileto e porquê?

Roll over no Mat. Acho que é um exercício gostoso de fazer porque alonga toda cadeia posterior, mobiliza as vértebras da coluna vertebral, ativa muito os abdominais e o tríceps , exigindo muito controle e precisão para ser executado.

4 – Conte mais sobre o seu Workshop Pilates na Melhor Idade.

Eu trabalho com o Mat Pilates para grupos de terceira idade na Universidade de Caxias do Sul (UCS), desde 2005. A Universidade tem um projeto muito interessante e importante para a sociedade e promoção da saúde chamado UCS sênior, onde existem vários cursos e atividades voltados para pessoas acima de 50 anos. Sempre trabalhei com várias turmas e por isso tenho uma experiência e estudo direcionados para esse público há 10 anos.

 

Mat Pilates na UCS sênior com a Carla Casara. Foto: arquivo pessoal.
 
A partir disso, pensei em compartilhar com outros profissionais que já trabalham ou que desejam trabalhar com a terceira idade, o que eu pude aprender ao longo destes anos. Também percebi a necessidade no ambiente de Pilates uma qualificação mais específica para atender esta demanda que tem a tendência de aumentar muito nos próximos anos, com o aumento da expectativa de vida no Brasil. Assim surgiu o meu Workshop Pilates na Melhor Idade.

5- Onde fica o seu Studio de Pilates e quais cidades receberão o seu Workshop esse ano?

Meu estúdio fica na minha cidade, Caxias do sul, RS. Este ano já estive no Rio de Janeiro e está agendado a partir do mês de agosto mais 4 cidades, Caxias, Porto Alegre e Marau, aqui no Rio Grande do Sul e em João Pessoa, na Paraíba.

    • Para entrar em contato com a Carla:

    – Email: carla_casara@hotmail.com

    – Instagram: @carlinhacasara

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s