A uva é citada desde a mitologia grega, quando Baco recebia de lindas mulheres cachos de uva na boca.
Rica em sais minerais, como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, sódio e potássio, vitaminas C e do complexo B.
A fruta é rica em polifenóis classe de compostos bioativos com alto poder antioxidante e anti-inflamatório.
Mais de 10 tipos de flavonóides são encontrados, entre eles o famoso resveratrol!
Presente principalmente na uva vermelha e no vinho tinto, ele ajuda a evitar a oxidação das células do organismo, é considerado assim uma substância cardioprotetora, pois ajuda no controle do colesterol, na diminuição de formação de coágulos sanguíneos, na prevenção da trombose e, por ser antioxidante atuando na longevidade ao prevenir o envelhecimento celular.
No dia a dia basta um copo de suco de uva integral para obter os benefícios do resveratrol.

E para quem não tem nenhuma contra indicação ao uso de bebidas alcoólicas, o consumo de vinho regular e moderado além de diminuir o risco de doenças cardiovasculares, também melhora a qualidade de vida com melhor nível de comunicação e memória e com menos doenças crônicas.
Já há algum tempo que a indústria dos cosméticos descobriu os benefícios dos polifenóis da uva.
Uma famosa marca francesa investe há anos em pesquisa e, aposta intensamente nas substancias contidas nas uvas para o desenvolvimento de produtos voltados para a pele.
Estudos demonstraram que a aplicação de Resveratrol tópica protegeu contra os danos dos raios UV, e inibiu o estresse oxidativo pois age no DNA da célula reparando os efeitos visíveis dos danos acumulados como rugas e perda de firmeza da pele, pois age no DNA da célula, ajudando a combater o envelhecimento biológico.
Além dos cremes antirugas e antioxidantes contendo resveratrol que vão agir no envelhecimento biológico, outro produto bastante procurado é o óleo de semente de uva com altra concentração de omega 6 e vitamina E muito usado pelos dermatologistas pois tem um ótimo poder de hidratação.
Alguns Spas investem na vinhoterapia, onde a pele absorve o resveratrol em tratamentos como o banho de imersão que hidrata, previne envelhecimento e regenera as células.

Os tratamentos foram desenvolvidos a partir de pesquisas na Universidade de Bordeaux na França, região famosa pelos seus vinhos.
Um brinde aos benefícios da uva!
Saúde!
Dr. Cyro Hirano
(Instagram: @cyrohirano, @cdclinicadermatologica)
-Não possui nenhum conflito de interesse com a indústria farmacêutica ou de equipamentos.
– As fotos deste post possuem somente caráter ilustrativo.
– Os resultados de qualquer tratamento podem variar de acordo com a resposta individual.
– As opiniões aqui contidas podem divergir das de outros profissionais da área, e essas informações não podem ser usadas legalmente contra terceiros, como evidência de falhas ou enganos de outros profissionais.
Lembrando que estamos aqui para informar e que um post não substitui uma consulta médica.