Drenagem Linfática – Por Dr Cyro Hirano

Todo mundo já ouviu falar da drenagem linfática!
Tem gente que incha com muita facilidade, principalmente as mulheres.

A localização do inchaço pode indicar a causa , se for no corpo como um todo, a causa pode ser a má alimentação ou o mau funcionamento dos rins.

No entanto, se for um inchaço localizado, como nas pernas ou braços, por exemplo, pode ser por causa de dificuldades no sistema de circulação venosa ou no sistema linfático.

Ela é um recurso eficaz para a readaptação da retenção de líquidos seja no calor do verão, após voltar de um voo longo e principalmente no pós-operatório de cirurgias.

A sua aplicação diminue o desconforto do inchaço e da retenção de líquidos que ocorre nas pernas e nos pés, assim como em áreas operadas recentemente.

Drenar significa coletar líquido e transportar em tubos. No vocabulário agrícola, essa palavra é bem conhecida, pois um terreno pantanoso só pode ser convertido em terra fértil se a água for drenada. O organismo humano, em toda a sua produção de líquidos, já possui um processo natural de drenagem o qual pode ser afetado por alguma disfunção ou ocorrência externa.

A Drenagem Linfática esvazia o líquido retido na pele, criando condições mais adequadas para a intervenção de outros procedimentos como a ionização ou o laser.

Exerce ainda, efeitos sobre o sistema nervoso de forma tranqüilizante, relaxante e analgésico. Estimula as trocas metabólicas, melhorando a nutrição das células da região. Além da drenagem linfática manual existe a mecânica, associadas a outras tecnologias como radiofrequências ou infra vermelho, tanto que existem inúmeros opçōes de aparelhos em clínicas de estéticas e consultórios com a função de aplicar no paciente a drenagem linfática.

O ideal é associar as duas opções a mecânica e a manual, pois só assim é possível conciliar conforto com contato direto e sutil feito pelas mãos do profissional, considerado insubstituível aos pacientes.

Porém, no pós-operatório imediato, somente a manual.
A liberação para a mecânica deverá ser gradual. Opções de tratamentos em clínicas de estética não faltam, o mais importante está em procurar profissionais sérios que não oferecem soluções milagrosas que podem comprometer os resultados e os investimentos financeiros e mais ainda a sua saúde.

 

Foto: internet.

É importante lembrar que a drenagem linfática é uma interessante ferramenta, mas atua mais como um coadjuvante em vários tratamentos, como no caso de celulite, da gordura localizada, do emagrecimento e se torna fundamental em situações de pré e pós operatórios.

Apesar de todas as vantagens, a drenagem não é para todo mundo!
Pessoas que possuem algum risco vascular, como insuficiência cardíaca, trombose ou hipertensão descompensada não devem fazer, assim como pessoas com alguma infecção, já que há risco de as células infecciosas caírem no sistema linfático e se espalharem pelo corpo.

Em relação às grávidas, existe apenas uma restrição até os três meses de gestação; depois disso, elas podem fazer, mas sempre com orientação médica.
Por isso procure sempre uma indicação do seu médico, mesmo que para uma simples drenagem linfática.

Saúde!

Até semana que vem.
Dr. Cyro Hirano

(Instagram: @cyrohirano, @cdclinicadermatologica)


-Não possui nenhum conflito de interesse com a indústria farmacêutica ou de equipamentos.

– As fotos deste post possuem somente caráter ilustrativo.

– Os resultados de qualquer tratamento podem variar de acordo com a resposta individual.

– As opiniões aqui contidas podem divergir das de outros profissionais da área, e essas informações não podem ser usadas legalmente contra terceiros, como evidência de falhas ou enganos de outros profissionais.

-Lembrando que estamos aqui para informar e que um post não substitui uma consulta médica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s