Wunda Chair – a Cadeira Maravilhosa! – Por Myra Hirano

A Wunda Chair foi o terceiro equipamento registrado e o primeiro equipamento para ser usado em casa criado por Joseph Pilates! Isso mesmo, Joseph acreditava que deveríamos estar sempre em movimento, e não perdermos uma oportunidade sequer de trabalharmos o corpo para a melhoria da qualidade de vida. Uma cadeira para ter no meio da sua sala de estar!

 

Wunda Chair com as medidas originais do aparelhos@nanopilates.com.br. Foto: Nanô Pilates

Quando você senta nela em formato “home” para ver televisão ou ler um jornal, por exemplo, ela já te impõe sentar-se em uma boa postura. Depois, quando quisesse se exercitar, você viraria a cadeira de cabeça para baixo e prenderia as suas duas molas (anteriormente apenas uma mola*, vide desenho da patente a seguir) que existem dentro dela e que ligam a um pedal, o qual no início tinha uma parte extra para trabalhar os pés que depois também foi modificada, ficando apenas o pedal em formato côncavo que conhecemos atualmente. E pronto, pode começar a se mexer e pegue uma toalhinha, porque certamente você vai suar a camisa. 🙂

 

Eu na minha semana de aulas privadas, treinando no True Pilates Durham na Inglaterra. Wunda Chair da marca Gratz Pilates, com as medidas originais. Foto: arquivo pessoal.

Abaixo você encontra um vídeo do próprio Joseph Pilates demonstrando como você poderia ter esse aparelho versátil em sua casa, como uma propaganda. Inclusive existe um caderninho de próprio punho do Joe Pilates com várias anotações sobre a Wunda chair e uma lista de possíveis lugares que ele iria visitar, para tentar promover a sua brilhante invenção e alcançar a casa das pessoas, vendendo a cadeira maravilhosa.

Mr. Pilates criou a Wunda Chair no ano de 1931, precisamente no dia 29 de agosto, segundo a entrada da patente que você encontra neste link:
Patent # 1969901

 

Desenho da patente original do equipamento Wunda Chair de Joseph Pilates, preenchida em 1931 e concebida em 1934. Foto: pilatesintel.com

Segundo Jávier Pont na biografia Hubertus Joseph Pilates, o querido Joe investiu muito para tentar patentear todos os seus aparelhos e proteger suas invenções exclusivas de cópias.

Sabe-se que de todos os elderes, Kathy Grant foi quem mais treinou neste aparelho com Joe Pilates. Inclusive herdou uma Wunda Chair feita pelo próprio criador e que depois foi passada para sua discípula Cara Reeser, que mantém este tesouro até hoje em seu Estúdio, o Pilates Aligned em Denver no Colorado – EUA. Segue vídeo do Pilates Anytime com Cara Reeser mostrando a cadeira handmade original de Joseph!!!

Eu com a querida Cara Reeser , que estará no Brasil em outubro para o Classical Pilates Conference Brasil. Foto: arquivo pessoal.

Depois de um pouco de história, vamos falar porque ela foi denominada maravilhosa e acabou sendo aderida no Estúdio com os outros aparelhos. 🙂

Força, coordenação, equilíbrio e flexibilidade, uma combinação super desafiadora de um apparatus super simples estruturalmente e ao mesmo tempo tão versátil em seu repertório de exercícios.

E como Pilates é prática, hoje não vou me prolongar em exercícios e deixo vocês com um pequeno vídeo de demosntração com Cara e essa incrível revolução das cadeiras comuns da sua sala de estar!

Um bom retorno à vida a todos!

Myra

IG: @myrapilates
Fontes consultadas:

– pilatesintel.com

– pilatesanytime.com

– Hubertus Joseph Pilates, The Biografy – Perez, P. Jávier, 2013*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s