Halter X Máquina – por Erika Fernandes

Quando entramos numa academia nos deparamos com os aparelhos de musculação e com os pesos livres (halteres), cada um tem sua particularidade, abaixo descrevo algumas vantagens e desvantagens de ambos.

É verdade que os dois tipos são necessários para um ganho de força e também para a melhor consciência da execução durante o movimento. Para os músculos agonistas (ação) o recrutamento muscular vai ser igual em ambos os trabalhos.

 

Foto: internet.

▶ Halteres: o nível de exigência corporal é maior, pois necessita um recrutamento no equilíbrio muscular, com isso a ativação da musculatura estabilizadora é maior. Aqui pode-se trabalhar mais a especificidade e de uma forma ampla, ou seja, conseguimos reproduzir a movimentação do esporte ou do dia-a-dia.

A vantagem está em realizar um trabalho de movimentos explosivos, a variação de exercício é maior devido aos vários músculos trabalhados durante o treino com pesos livres, o gasto energético também é muito maior, possibilitando que o praticante trabalhe mais de um músculo por vez e ainda perca gordura durante o exercício. O peso livre nos proporciona trabalhar em qualquer lugar, ótima vantagem.

Porém, há uma desvantagem em utilizar esse aparato. Há um maior recrutamento de habilidade no caso de um aluno iniciante, então deve-se tomarcuidade pois o risco de lesão é maior, e caso o aluno não seja bem orientado.

Foto: Fitness Perth.

▶ Máquinas: o nível de consciência corporal também é exigido, bem menor em comparação ao uso de halter, mas a aplicação de força será feita em todas as direções, os exercícios realizados são “guiados”.
Por isso para iniciantes é o melhor proposta pois o desempenho e a aprendizagem durante as séries serão melhores. Aqui também tem o trabalho do famoso core, ou seja, da região central do tronco onde se encontra os músculos abdominais, contribuindo assimpara a manutenção de uma boa postura, evitando lesões. As desvantagens são o alto custo do equipamento, a menor ativação dos estabilizadores e uma menor utilização de movimentos explosivos.

Na seleção dos exercícios para um iniciante o trabalho em aparelho de musculação é a melhor opção, para alunos mais avançados a união dos dois é a fórmula perfeita, pois aumenta a exigência de consciência corporal no movimento, resultando e, um maior desempenho.
Até semana que vem!
Beijos

Erika

IG: @erikitz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s