Resistência é a capacidade de sustentar um esforço por determinado período de tempo. Quanto mais tempo sustentar o estímulo melhor.
É fundamental à maioria de modalidades desportivas, essa resistência vem do potencial energético do organismo, mas basicamente irá precisar de ATP(Adenosina trifosfato), e quanto mais ele poder produzir ATP melhor, o ATP vem do substrato energético. Sabia que durante o aprendizado da técnica você gasta bastante energia?
Dentro do potencial energético temos três sistemas: 10 segundos iniciais do estímulo eu uso ATP-CP, a partir deste (10 seg até 90 seg) vem o sistema anaeróbio lático e após 1 min e 30 seg começa o sistema aeróbio.
O treinamento de resistência pode separar em dois fatores: Geral e outro Específico. A parte geral irá potencializar o sistema energético e onde vai haver uma parte aeróbia (treino intervalado e contínuo) e outra anaeróbica (lática e alática), onde neste último foca a parte de suportar a fadiga.
Método Contínuo- tem certa estabilidade de intensidade, ele é utilizado para a busca da melhora do rendimento. Sua duração vai de 20 min a 60 min, sua intensidade será de 40 /50 a 85% do seu VO2 max, para ter um resultado aparente sua frequência deve ser pelo menos 3x na semana.
Método intervalado – encontram oscilações o tempo todo, tem que ter uma pausa, e uma das vantagens neste será que consegue maximizar o ganho de VO2 máx. No caso de pessoas destreinadas esse método deve ser ministrado com cuidado e bem dosado na hora da prescrição.
Resistência Anaeróbia – aqui vai trabalhar acima do seu 100% do VO2 máx, sua duração é pequena, no máximo 2 min, existe dois sistemas:
Lático – serão estímulos de no máximo 30 segundos.
Alático – serão estímulos de 15 a 20 segundos.
Até semana que vem e bom treino pra vocês!
Erika
IG: @erikitz