Pasta de semente de girassol e inhame – Por Renata faria

Hoje preparei pra vocês essa receita deliciosa, barata, super nutritiva e rica em probiótico natural, uma grande aliada a boa saúde do seu intestino!

Com um leve sabor de queijo, é uma ótima opção para substituir aquele queijinho cottage industrializado, que além de conter lactose, é cheio de ingredientes químicos inimigos da boa saúde!

Ah! Não compre sem lactose, ok? A verdade é que os produtos lácteos que dizem ser SEM lactose, é na verdade com lactose e lactase, a enzima que quebra a lactose e a transforma em glicose e galactase, isso porque pessoas intolerantes a lactose não produzem a lactase. Ou seja, você continua consumindo a lactose! Então, o melhor mesmo é consumir produtos naturais de preferência feitos por você mesma e que não possuem leite de origem animal. 🙂

Essa pastinha de sementes de girassol é uma delícia! Se liga na receita!
Ingredientes:

– 250g de sementes de girassol sem casca e sem sal

– 1 inhame pequeno

– 1 dente de alho pequeno

– 1 limão

– 100 ml de água filtrada

– 2 colheres de sopa de azeite extravirgem

– 1 colher de sopa de rejuvelac

– 1 colher de chá de sal rosa

Primeiro vamos colocar as sementes de girassol na água para ganharem energia e hidratar de 8h a 12h. Em um pote de vidro coloque as sementes de girassol (fig 1), lave as muito bem, colocando água sacudindo e jogando a água fora até que a água saia praticamente limpa! E depois deixe de molho na água filtrada (Fig 2).

Após 8 a 12h coloque as sementes em uma vasilha grande cheia de água e esfregue as com as mãos uma contra as outras para tirar as pelinhas. As pelinhas bóiam então o melhor jeito é encher de água dar uma mexida e escorrer a água com as pelinhas junto, faça isso algumas vezes para tirar o excesso dessas pelinhas das sementes. Escorra as sementes em uma peneira e dê uma selecionada, tirando algumas que achar que não estão boas. (Fig. 3)

Agora é só colocar as sementes no liqüidificador e o inhame descascado. Acrescente a água, o alho, o sal e o limão exprimido e bata bastante, use um pepino se precisar como pilão para ajudar a bater. No final acrescente o azeite e bata mais um pouco. É bom acrescentar o óleo no final para não atrapalhar seu liqüidificador a triturar, pois o óleo faz as coisas baterem nas lâminas e escorregarem. (Fig. 4)

Quando tiver virado uma pasta acrescente o rejuvelac e misture bem com uma colher. Coloque a mistura em um coador de pano e deixe pendurado escorrendo e fermentando por 6h a 8h.

E pronto! Já estará uma delícia. Se quiser pode colocar temperinhos a gosto. Ervas frescas ou secas caem muito bem. Eu adorooo! Guarde em um pote de vidro com tampa na geladeira, dura mais ou menos a semana.

Essa pastinha fica perfeita com saladas, um macarrão de abobrinha verde,fica delicioso!!! Hummmm… Me deu até fome! 🙂

Até semana que vem!
Renata

IG: @renatafariaf

Um comentário em “Pasta de semente de girassol e inhame – Por Renata faria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s