Long Stretch Series – Por Myra Hirano

Depois de ter me formado na linha Clássica do Método Pilates comecei a entender e também a ver mais sentido nos exercícios e aparelhos criados por Joseph Pilates, concluindo que Pilates não é apenas um método de exercícios aleatórios, nem uma sequência que deve ser seguida simplesmente porque ele criou assim, ou foi passado por quem estudou e treinou com ele impondo tal forma, mas sim porque o Joe realmente estava à frente do seu tempo. Seu Método era e continua sendo completo, genial e único, costumo dizer que Pilates é atemporal!

O Método Pilates orginal é complexo e extremamente profundo, por isso foi necessário dividirmos seus mais de 300 exercícios, incluindo algumas variações, nos níveis básico, intermediário e avançado.
Uma das coisas mais importantes que devemos considerar é o domínio da prática. Não se pode passar para o nível intermediário sem ter o domínio do básico. Assim como não conseguiremos evoluir para o avançado sem antes dominar o intermediário.

Hoje quero falar sobre a série chamada Long Stretch do aparelho Reformer. Ela é composta de 6 exercícios e só será feita completa pelo praticante de nível avançado. O único exercício que aprendemos na prática iniciante é o Elephant, que leva este nome pois a posição que nos encontramos no Reformer e principalmente a nossa coluna que está em flexão, lembra o formato da coluna deste animal. Veja a foto abaixo:

Foto : internet.

A seguir assistam uma aula iniciante super fluida de uma praticante que já domina o repertório básico, olhem lá o Elephant na série do Reformer e apreciem a beleza da Contrologia sem moderação! Aula comandada pela expert Kathi Ross-Nash para o Pilatesology.

  • Long Stretch Series Completa:
Tabela da Long Stretch Series para um Reformer com as medidas e tensões originais de Joseph Pilates.
  • Objetivos gerais dos exercícios da Long Stretch Series:

– alongar e fortalecer a coluna
– estabilizar a parte superior do corpo
– fortalecer o quadril
– fortalecer a região escapular
– fortalecer os braços
– elevar a potência dos músculos do powerhouse
– alongar a cadeia anterior (Downstretch)
– alongar a cadeia posterior
– mobilizar, flexibilizar e fortalecer os ombros

  • Dicas para o sucesso:

– Esteja sempre atento em partir da correta posição inicial.
Não exceda o número de repetições e o das molas (verifique a tensão de acordo com a marca de aparelhos), caso contrário não conseguirá realizar os exercícios com eficiência, perdendo a qualidade e os seus benefícios.

– Não puxe a barra de pés, você deve justamente fazer o contrário. Empurre a barra a todo tempo principalmente nos exercícios 1 ao 4.
Empurre e traga de volta o carriage (carrinho) sempre a partir da força do powerhouse.

– Cuidado para não hiperextender os cotovelos e punhos. Caso necessário utilize um antiderrapante na footbar (barra de pés).

– Volte o carriage sempre resistindo a força das molas e de forma fluida e energética, com muito controle.

– Cuidado para não “despencar” o corpo sobre os braços ou nas molas, verifique principalmente a posição do quadril e da cabeça. Esteja certo de seu alogamento axial e suporte através dos braços e cintura escapular, movendo o carriage a partir da parte inferior do corpo e powerhouse.

– Tenha cuidado se você tem problemas ou patologias no ombro! Procure um profissional capacitado para te orientar.

O vídeo a seguir mostra apenas parte de uma aula avançada do Pilatesology novamente com Kathi Ross-Nash, onde ela realiza a Long Stretch Series. Nesse resumo aparece o Upstrech, o Elephant com várias variações , o Arabesque I, II e III e o Long Back Stretch. A aula completa você consegue ver assinando o portal.

  • O Método e suas Conexões:

Gosto de ver as relações dos exercícios e como eles nos preparam para o que está por vir. Essa série tem uma grandiosa importância para aumentarmos o nível de dificuldade e desafios dentro do Método Pilates.

Por exemplo, no treino de uma pessoa iniciante o Elephant introduz o formato e a conexão que iremos manter na próxima série que é a Knee Stretch, temos o mesmo shape para o Round Back e Knees off.

O Elephant também nos educa para o exercício Pull up na Wunda Chair.

O aprendizado de toda a série Long Stretch é um dos que nos prepara para no futuro conseguirmos realizar os exercícios Snake e o Twist, ambos avançados também do Reformer.

Essas ligações também fazem sentido para vocês? Compartilhem suas experiências aqui nos comentários. 🙂

Um bom retorno à a vida a todos!

Myra
IG: @myrapilates

2 comentários em “Long Stretch Series – Por Myra Hirano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s