A Obesidade e a Atividade Física – Por Erika Fernandes

Oi gente, venho hoje falar sobre um assunto delicado e que a cada ano que passa vem aumentando, mesmo com toda mídia falando sobre os malefícios do sobrepeso.

A Obesidade é uma condição médica na qual se verifica acúmulo de tecido adiposo (gordura) em excesso ao ponto de poder ter impacto negativo na saúde, o que leva à redução da esperança de vida e/ou aumento dos problemas de saúde. Uma pessoa é considerada obesa quando o seu índice de massa corporal (IMC) é superior a 30 kg/m2. Este valor é obtido dividindo o peso da pessoa pelo quadrado da sua altura.

Infelizmente esse distúrbio leva há muitos problemas de saúde como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, apneia do sono. Se não fizer um trabalho para redução de peso, essas complicações podem inclusive se agravar.

A obesidade está diretamente ligada a má alimentação e a falta de atividade física.

Existem dois tipos de obesidade: Exógena – que está associada a má alimentação e falta de atividade física; e a Endógena – acontece devido a fatores de desequilíbrio hormonal, provenientes de alterações do metabolismo tiroedeano, gonodal, hipotálomo-hipofisário, de tumores e síndromes genéticas.

Como é a relação desse indivíduo com a atividade física?

 

Imagem: internet.

 

A atividade física bem orientada por profissionais capacitados, ou seja, educadores físicos, farão com que haja uma melhora no condicionamento físico do indivíduo obeso, haverá também aumento da taxa metabólica e a consequente diminuição do peso corporal.

A sequência de exercícios a ser planejada, de preferência envolverão os de grandes grupamentos articulares, porém caso o obeso apresente problemas nas articulações, a série terá que ser mais longa e de baixa intensidade e impacto na parte aeróbia.

Em suma, a atividade física além de atuar na perda de peso gordo, fazendo com que haja uma troca de massa gorda pela magra, vai trazer grandes benefícios com o bem estar físico e mental também, melhorando a auto-estima.

Até semana que vem!
Erika

IG: @erikitz


Fontes consultadas:

http://www.efdeportes.com/efd130/obesidade-e-atividade-fisica.htm


http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/6mostra/4/423.pdf

Um comentário em “A Obesidade e a Atividade Física – Por Erika Fernandes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s