A Corrida é o ato de realizar uma marcha rápida, ou seja, é quando se tem uma determinada distância e tenha que completar em menos tempo, sendo também colocado em qualquer desporto que utilize essa ferramenta para ter um bom resultado numa aritmética de tempo/velocidade.
Quando somos crianças no aprendizado motor para andar, podemos perceber que a criança não anda, ela “corre” primeiro, pois ela ainda não tem o controle por completo do seu centro de gravidade, e se você perceber ela “corre” para chegar no ponto que ela quer mesmo tendo uma distância pequena.
O adulto adota a corrida para ser sua atividade física diária, e também busca através dela o emagrecimento. É um desporto que vem crescendo o número de adeptos, pelo simples fato de ter um material simples (tênis e um conjunto de short e camiseta) e por poder praticar em qualquer lugar.
Os benefícios da corrida estão no trabalho cardiovascular e também usa capacidades físicas como velocidade, força, resistência, agilidade e equilíbrio, além da melhora do bem estar físico e mental.
Mas temos que ressaltar um ponto, a corrida tem que ser dosada, tem que ter uma planilha de treino muito bem planejada para não trazer malefícios à saúde. Os exageros podem levar a fraturas por estresse, desgaste das partes ósseas do joelho, quadril, coluna…
Pessoas com o peso acima do normal a atenção é redobrada, para não ter uma sobrecarga nas articulações. Nesse caso seria bom realizar uma caminhada forte com leves trotes em tempos curtos, caso não tenha nenhuma complicação a nível articular.
Para pessoas iniciantes, a sugestão seria dar início à prática com caminhadas rápidas alternando com uma caminhada tranquila, com o passar do tempo pode começar a dar início aos trotes alternando com caminhada, não existe receita de bolo, tem que conhecer seu corpo para cada estímulo a ser dado. Os educativos de corrida são primordiais para a melhora dos vícios de marcha e o tênis deve estar adequado para seu tipo de pisada.
- Musculação + corrida
A prática de musculação vai vir como um reforço muscular das articulações do joelho e quadril e um bom trabalho do CORE ( trabalhos isométricos ou isocinéticos para ganho de consciência do assoalho pélvico).
- Alongamento + Corrida
Posso alongar antes de correr? Na verdade devemos fazer um aquecimento articular para preparar o corpo ao estímulo a ser recebido, e após a corrida o alongamento deve ser suave.
Até a próxima, pessoal!
Erika
IG: @erikitz