A Mágica do Círculo – Por Myra Hirano

O Magic Circle é um dos acessórios criados por Joseph Pilates mais populares e também um dos meus prediletos! Inclusive se tornou também conhecido e utilizado fora do ambiente de Pilates conquistando adeptos de todo o mundo fitness. Isso porque o Magic Circle é uma ferramenta versátil, pequena, leve, portátil, barata e eficaz! Ufa!!! Muita magia, não? 🙂

O nome Magic Circle foi dado pelo seu inventor, apesar de ele aparecer no mercado com outros nomes como Flex Ring, Pilates Ring, Fitness Ring, etc. Eu confesso que além de, digamos tradicionalista, prefiro mil vezes esse nome! Sabe-se que Joseph Pilates criou esse acessório para um de seus clientes, com o intuito de ajudar na consciência dos músculos do centro do corpo, o famoso powerhouse.

  

Joseph Pilates com sua invenção, o Magic Circle, e uma de suas clientes, a cantora de Ópera Roberta Peters em uma sessão de fotos que fizeram para a Revista Life . Fonte: internet.

Ainda que esta ferramenta ajude a fortalecer as pernas, os braços e os músculos internos da coxa, não deve ser usado de maneira precipitada. Isso porque, o aro flexível tem uma resistência leve para moderada. No Método Pilates, aconselha-se apenas os alunos mais avançados a utilizá-lo para aumentar o grau de dificuldade dos exercícios realizados no repertório original de solo (Mat Pilates) ou nos do Reformer, tornando-os mais desafiadores. Já no caso de alunos em fase iniciante e intermediária, podemos utilizar para ajudar o corpo a ter um bom feedback, fazendo a colocação da postura ideal e encontrando músculos mais profundos que estarão sendo solicitados nos exercícios. O Magic Circle não deve ser apertado, portanto, com muita força; ele é mais utilizado para localizar determinados músculos e trabalhar de forma mais localizada.

É verdade também que existem exercícios criados por Joe Pilates exclusivamente com este Círculo Mágico e fazem parte de um pequeno e eficiente repertório catalogado de 13 exercícios que conectam e desafiam o nosso corpo. A seguir, assista um vídeo com alguns desses exercícios ensinados pela Instrutora Alexandra Bohlinger do True Pilates Durham para o portal Pilatesology.

Um bom retorno à vida a todos!

Myra

IG: @myrapilates

8 comentários em “A Mágica do Círculo – Por Myra Hirano

      1. Existe uma sequencia bem explorada no Pilatesology. Com o magic posicionado lateralmente acima da orelha, em frente a testa , no queixo e em torno da cabeça com o apoio localizado na região occiptal. A execução , de um modo geral, se dá pela pressão do membro superior contra o cânio. Utilizo com frequencia e ótimos resultados.

        Curtido por 1 pessoa

      2. Sim Marcelo, acredito que seja os mesmos exercícios que citei que conheço. Se não me engano um dos nomes é Forehead Press. Mas achei que estava se referindo à alguma sequência maior em específico. Então respondendo à sua pergunta inicial, acredito que tenha sido criação do próprio Joseph Pilates, visto que são exercícios de fortalecimentos que lembram o trabalho do acessório neck stretcher, criado por ele. Espero ter te ajudado e mais uma vez obrigada por participar do Blog. Abraço Myra

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s