Biomassa de banana verde – Por Dra Pollyana Aoki

A biomassa da banana verde consiste em uma preparação feita com polpa de bananas verdes cozidas. Sua ação prebiótica vem do seu alto teor de amido resistente (que não é digerido e nem absorvido no intestino), que ao fermentar produz substâncias que são fontes de energia para as bactérias benéficas da nossa microbiota intestinal. Como consequencia combatemos a DISBIOSE (já fiz um post anterior sobre esse assunto), favorecendo a boa absorção de nutrientes, manutenção da integridade da mucosa intestinal, melhora da nossa imunidade, combate à constipação, ajuda na perda de peso e evitar o acúmulo de gordura abdominal e prevenção de algumas patologias como câncer de intestino, diabetes e colesterol alto. Também é fonte de vitamina A e vitaminas do complexo B, potássio, manganês e fósforo.Atualmente é uma boa opção de alimento para ser introduzido no nosso dia a dia, desde crianças, adultos, gestantes, nutrizes e idosos. Não há contra-indicação, apenas adequações de consumo diário. A orientação é não ultrapassar 02 (duas) colheres de sopa de biomassa de banana verde por dia. 
A biomassa de banana verde pode ser amplamente utilizada na culinária como um espessante para dar mais consistência nas receitas. Ela substitui boa parte das preparações que utilizam óleo, maionese, creme de leite e qualquer outro espessante e não altera ou interfere no sabor da receita. A biomassa também pode ser adicionada em sucos, sopas, molhos de tomate caseiros, feijão e no início do preparo do arroz.
Quando a biomassa é feita em casa, não serve utilizar a banana comprada em supermercados ou hortifrutis em geral, pois elas sofreram um processo de aceleração de amadurecimento com carbureto de cálcio. É preciso buscar a fruta em comércio orgânico ou produção caseira. Caso não consiga essa matéria-prima, aconselho comprar a farinha da banana verde em casas especializadas. Abaixo a receita para o preparo caseiro:
 

Foto: internet.
 
BIOMASSA DA BANANA VERDE

INGREDIENTES:

      5 BANANAS VERDES
      ÁGUA suficiente para cobrir a panela de pressão
 
MODO DE FAZER:
1. Destaque uma banana da outra, mas sem deixar abrir a casca e nem retirar a ponta. Ou seja, toda a parte interna da banana tem que continuar completamente envolta pela casca.
2. Lave cada uma das bananas com uma esponja e detergente.
3. Ajeite as bananas dentro de uma panela de pressão e cubra as bananas com água fervente. Leve ao fogo.
DICA: Se você estiver usando banana da terra (que é a melhor nesse caso), conte dez minutos a partir do início da pressão da panela. Desligue o fogo e deixe a pressão sair sozinha. Agora, se você for usar qualquer outro tipo de banana, quando a panela pegar pressão você já desliga e deixa que a pressão saia sozinha.
4. Quando a panela esfriar, abra e jogue a água fora, descasque as bananas e jogue fora as cascas.
5. Retire as polpas das bananas e coloque dentro de um processador ou liquidificador.
6. Ferva de 50 a 100 ml de água e adicione aos poucos enquanto você processa as bananas, apenas para chegar na consistência desejada.
7. Coloque em um pote hermeticamente fechado e guarde por até uma semana na geladeira.
 
DICAS:
DICA 1: Cada 100 gramas de Biomassa tem 95 calorias.
DICA 2: Nunca utilize a água do cozimento das bananas para misturar à polpa, pois ela contém tanino, que escurece a massa.
DICA 3: Você pode usar a biomassa em pratos salgados como feijão, purê e em doces como bolos e até cupcakes.
DICA 4: Para usar em bolos, o ideal é sempre acrescentar 1/3 de biomassa em relação a quantidade de farinha de trigo descrita na receita. Ou seja, se a receita pede 300 gramas de farinha, acrescente 100 gramas de biomassa.
DURAÇÃO: 1 semana na geladeira ou até 3 meses no freezer. Para descongelar basta deixar a biomassa em temperatura ambiente ou aquecê-la em banho-maria.
RENDIMENTO: Aproximadamente 500 gramas.

Até semana que vem!
Polly Aoki
IG: @nutri_pollyaoki
FONTE: Apostila Centro Europeu – Curitiba/Pr
 

Um comentário em “Biomassa de banana verde – Por Dra Pollyana Aoki

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s