Adoçantes Artificiais podem fazer você engordar! Por Dra Pollyana Aoki

Muitas pessoas acham que estão promovendo a saúde ao trocar o açúcar por adoçantes artificiais químicos. Não se engane!!! No geral, costumo orientar no consultório que se o paciente não é diabético, não é para fazer uso de adoçantes.

A população engordou sim pelo elevado consumo de açúcar REFINADO, mas também pelo excesso dos outros carboidratos, principalmente a farinha branca. Na maioria das vezes é preferível o consumo moderado dos açúcares (demerara, mascavo e açúcar de coco) aos adoçantes artificiais.

Eles também são chamados de edulcorantes e os principais adoçantes químicos são o ASPARTAME, a SACARINA, o CICLAMATO e a SUCRALOSE.

  • Aspartame: é o adoçante que encontramos na indústria alimentícia (principalmente refrigerantes diet), estando presente em mais de 5.000 produtos. O sabor é agradável e semelhante ao açúcar branco, só que com o potencial adoçante 200 vezes maior, permitindo o uso de pequenas quantidades. Seu valor energético corresponde a 4 cal/g. Sensível ao calor, perde o seu poder de adoçamento em altas temperaturas. É contra indicado a portadores de fenilcetonúria, uma doença genética rara que provoca o acúmulo de fenilalanina no organismo, causando retardo mental. Possui 3 substâncias neurotóxicas.

Adocyl pó; Finn pó, líquido e comprimido (Frasco branco); Gold líquido; Zero-Cal líquido, pó e comprimidos.

  • Sacarina Sódica: proibida na França e no Canadá, foi a primeira substância adoçante sintética a ser descoberta, ela é extraída de um derivado do petróleo e tem poder adoçante 500 X maior que a sacarose . Em altas concentrações deixa sabor residual amargo e metálico e não é metabolizada pelo organismo. Pode ser utilizada em preparações quentes, por ser estável em altas temperaturas. Nos Estados Unidos é obrigatório constar nos rótulos dos produtos que contenham este aditivo que ele é nocivo a saúde. Acredita-se que doses inferiores a 2,5 gramas ao dia não são tóxicas. Gestantes não podem fazer uso.

Adocyl líquido; Doce menor líquido e pó; Finn líquido (Frasco
transparente); Stevia Lowçucar líquido e pó; Sucaryl líquido, pó e comprimido; Tal e Qual pó; Zero-Cal líquido (Frasco transparente); Assugrin pó e líquido; Dietil líquido.

  • Ciclamato de sódio: também muito usado na indústria alimentícia, é 50 vezes mais adoçante que a sacarose, não calórico e possui sabor agradável e semelhante ao açúcar refinado( apresentando um leve gosto residual). Absorve-se parcialmente no intestino, é eliminada pelos rins. Segundo a OMS o ciclamato pode promover a proliferação anormal de céluas, mutações e desincadear ou piorar quadros alérgicos. Os ciclamatos estão proibidos nos Estados Unidos, Japão, Inglaterra e França. Seu uso é contra indicado para grávidas.

Adocyl líquido; Doce menor líquido e pó; Finn líquido (Frasco transparente); Stevia Lowçucar líquido e pó; Sucaryl líquido, pó e comprimido; Tal e Qual pó; Zero-Cal líquido (Frasco transparente); Assugrin pó e líquido; Dietil líquido.

  • Sucralose: é o adoçante mais vendido no mundo e NÃO É NATURAL. Ele combina frutose (açúcar da fruta) com galactose (açúcar do leite) e isso só é possível quimicamente. O nosso organismo não reconhece essa combinação. Trata-se de um edulcorante sintético com poder adoçante 600 vezes maior do que a sacarose. Não é calórico e possui sabor agradável. Ele possui cloro na composição,que compete com o iodo, prejudicando os pacientes com hipotireoidismo e, também pode levar pessoas saudáveis a desenvolver um quadro de hipotireoidismo subclínico.

Os maiores efeitos deletérios dos adoçantes artificiais no nosso sistema são: dor de cabeça, tontura, náusea, agressividade, hiperatividade, desorientação, perda de memória, dormência, distúrbios na visão e lesões hepáticas e renais.

E porque eles podem fazer você engordar? Porque são xenobióticos, destroem nossa microbiota intestinal levando a um processo inflamatório. Sabe-se que a obesidade é uma doença inflamatória. E também porque aumenta o nosso desejo de comer doces e outros tipos de carboidratos, pois o sabor adocicado do adoçante, sinaliza ao nosso organismo que iremos ingerir fontes de energia na forma de açúcar.

Até semana que vem!

Polly Aoki

IG: @nutri_pollyaoki

2 comentários em “Adoçantes Artificiais podem fazer você engordar! Por Dra Pollyana Aoki

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s