Emagrecer com saúde! – Por Dra Pollyana Aoki

Mais um ano se inicia e com ele novas promessas em relação à saúde. Emagrecer, iniciar atividade física, parar de fumar, combater o stress, etc…

No post da semana passada eu falei sobre os perigos das “dietas da moda” e hoje vou falar um pouquinho sobre pequenas mudanças de hábitos que promovem a saúde e ajudam a emagrecer. Inicie sua reeducação alimentar, adote atitudes simples e você já vai sentir a diferença!

Algumas recomendações:

- “Acorde” o seu organismo com um copo de água. *Sugestão: ½ limão espremido em 01 copo de água morna, assim você alcaliniza o pH e isso é excelente para nossa saúde.

- Cuide do seu SONO. Dormir mal ENGORDA! Cerca de uma hora antes de dormir evite atividades estimulantes. É recomendável desligar o telefone celular, a televisão e o computador. A luz vinda desses aparelhos impede a produção de MELATONINA, hormônio responsável por induzir a sensação de sono. Ler pode ser uma boa opção, de preferência um texto curto de revista.

- Respire direito.

- Exponha-se ao BOM Sol.

- Evite excessos e intoxicar-se.

- Beber no mínimo 2 litros de ÁGUA. Lembrando que o maior volume deve ser durante o dia.

Foto: internet
- Sempre que possível consuma ALIMENTOS ORGÂNICOS.

- Coma comida “DE VERDADE”!!! Evite alimentos industrializados!

- Seu cardápio precisa ser bem variado e colorido.

- Coma devagar e mastigue bem os alimentos. Mastigar dos 2 lados.

– Dê preferência ao consumo de vegetais na forma crua e quando houver necessidade de cozinhá-los, deixe “al dente”. Pois ao cozinhar demais você estará eliminando as propriedades nutricionais desse grupo.

- Iniciar sempre com a salada depois ir para o prato quente (almoço e jantar).

–  Fazer uma refeição a cada 3 à 4 horas, lembrando de comer mais durante o dia e ir reduzindo a noite!

- Evite tomar líquidos durante as refeições (almoço e jantar). O ideal é ingeri-los até 15 min antes e 2h após. Dentro deste período, restrinja o volume ao máximo de 100 ml.

- Estabeleça um horário para as refeições, admitindo o mínimo de interrupções.

- Pratique uma atividade física (escolha uma que lhe dá prazer), de forma regular e orientada por um profissional. Eu amo Pilates! 🙂 Jamais inicie um exercício em JEJUM.

Foto: gratzpilatesstudios.com

Faça uma atividade física aeróbica, pelo menos 3 X semana por 45 minutos. Para pacientes diabéticos é necessário associar uma atividade física voltada para o ganho de massa magra.

Foto: internet

– No caso de perda de peso, o ideal é que seja gradativo. Procure encarar sua dieta como uma reeducação alimentar e não como um castigo.

- Reduzir o consumo de sódio e de alimentos ultraprocessados (por ex: biscoitos recheados, salgadinhos “de pacote”, embutidos, refrigerantes, macarrão INSTANTÂNEO e temperos prontos).

- Use pouco óleo e outras gorduras no preparo dos alimentos. Troque o óleo de “cozinha” (soja, canola, milho, girassol) pelo óleo de coco VIRGEM. Suspenda de imediato o consumo de ÓLEO DE CANOLA! (Leia sobre isso aqui)

- Reduza o consumo de Glúten e Lactose: mescle alimentos com e sem esses ingredientes.

- Consumir os grãos de cereais nas versões integrais (arroz, pão, macarrão….)

- Consumo ESPORÁDICO dos alimentos embutidos (presunto, peito de peru, salsicha, hambúrguer, carnes defumadas…..)

- Evitar ao máximo o consumo de refrigerantes, sucos de “caixa” ou em pó e bebidas lácteas com achocolatado.

- Reduzir o sal de adição. Trocar o sal “comum” pelo SAL MARINHO e/ou SAL ROSA DO HIMALAIA (granulado ou moído).

- Crie o hábito de utilizar as ervas aromáticas como tempero. Além de dar um sabor especial aos pratos, elas são ótimas para saúde.

- Não consumir açúcar refinado ou cristal. Quanto mais claro for o açúcar, mais ele recebe tratamento químico e possui menos nutriente (prefira o açúcar orgânico, demerara ou mascavo e açúcar de coco)

- Só faça uso de adoçante se houver necessidade de controle glicêmico. (Já falei sobre esse assunto aqui)

- ATENÇÃO AOS RÓTULOS!! Crie o hábito de ler as informações nas embalagens. Os ingredientes são apresentados em ordem decrescente, então o 1º INGREDIENTE é o que tem em MAIOR quantidade.

- Fique atento aos potes plásticos que utiliza para armazenar alimentos sólidos ou líquidos!! Eles não podem conter uma substância tóxica chamada BISFENOL (BPA). São chamados BPAFree, dê preferência a eles ou aos recipientes de vidro. Caso tenha o hábito de utilizar o forno de microondas, JAMAIS UTILIZE embalagens plástica em contato com o alimento. A toxicidade do plástico aumenta muito com o calor!!!

- Não utilizar panelas e utensílios de ALUMÍNIO.

- Atenção e cuidado com a arrumação da mesa e dos pratos. Isso é importante para compensar o que possa nos faltar em sensação GUSTATIVA, como por exemplo uma fritura, pela sensação VISUAL. Um ambiente limpo, uma toalha bonita, limpa, pratos e talheres adequados também fazem parte da refeição! 😉

- FIM-DE-SEMANA: mudanças alimentares ou de hábitos de vida devem ser mantidos também nos finais-de-semana. Afinal para o nosso organismo, não há diferença entre quarta e sábado, aniversário ou feriado.

- Mantenha uma postura POSITIVA e Pró-Ativa! Reduza seu stress.

- Consulte regularmente profissionais da saúde e siga suas orientações.

- Não fuja da cozinha. 🙂 Você não precisar se tornar um Chef ou “gourmetizar” os pratos para ter uma alimentação saudável. COZINHAR nos traz muita indepedência. Acredite!

Um ótimo início de ano para todos vocês!

Polly Aoki

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s