Óleo de COCO X Óleo de Canola- Por Dra Pollyana Aoki

Diante das informações equivocadas que foram passadas há uma semana na TV, em um programa matinal diário, surgiram muitas dúvidas sobre a questão de qual óleo usar para o preparo de suas refeições.
Há algum tempo eu já oriento meus pacientes a não usarem os óleos refinados (soja, milho, girassol e CANOLA) para cozinhar, substituindo pelo ÓLEO DE COCO virgem ou extravirgem que é o óleo ideal para o cozimento.

O ÓLEO DE CANOLA não é uma opção saudável! Vou esclarecer essa FARSA para você decidir se vai continuar consumindo e oferecendo esse produto para sua família!

Ele não é nenhum óleo produzido pela natureza, é uma composição química criada nos anos 70 pelo governo do Canadá para a manutenção de MOTORES e OUTROS FINS INDUSTRIAIS. Ele funciona bem como um ÓLEO INDUSTRIAL, NÃO COMO ALIMENTO! O seu nome deriva de CANADIAN OIL LOW ACID (Can-O-L-A), sendo a modificação genética de uma planta chamada COLZA, usada para produção de velas sabões, batons, lubrificantes, tintas, biocombustíveis e inseticidas.

A indústria alimentícia descobriu como modificar geneticamente o óleo de colza e ele começou a ser vendido como um produto comestível, alegando que é um óleo mais saudável, devido ao seu baixo teor de gorduras saturadas e possuir ômega-3. Em 1995 foi criada uma versão geneticamente modificada que corresponde a 90% do óleo de canola utilizado. Como todos os óleos vegetais modernos o óleo de canola passa pelo processo de refino, branqueamento e degumming – que envolvem altas temperaturas ou produtos químicos de segurança questionável. Pelo fato do óleo de canola ser rico em ácidos graxos ômega-3 (que se torna facilmente rançoso e fétido quando submetido a oxigênio e altas temperaturas) ele necessita ser desodorizado. O processo de desodorização padrão REMOVE grande parte do ômega3 transformando-os em ácidos graxos trans. A informação da presença de gordura TRANS não aparece no rótulo!!

Devido ao seu efeito cumulativo no organismo, pode desenvolver formigamento e tremores de extremidades, problemas cardiovasculares, respiratórios e neurológicos, câncer e incontinência urinária, entre outros. O ÓLEO DE CANOLA é um antinutriente …. um veneno disfarçado!

  • ÓLEO DE COCO:

Estudos científicos já demonstraram os benefícios do coco para nossa saúde. Ele é considerado um superalimento estando atrás apenas do leite materno e do ovo (leiam aqui no blog o post que fiz sobre ele).
A Gordura Saturada é um assunto relativamente novo para a CIÊNCIA DA NUTRIÇÃO, mas sabe-se que elas são importantes para os processos de formação de hormônios sexuais e membrana celular. A maior parte da gordura do Óleo de Coco é saturada, porém é uma gordura de ótima qualidade, rica em ácido láurico (presente também no leite materno) que é excelente para o sistema imunológico, com propriedades antivirais, antibióticas e antifúngicas e ajuda a proliferar as bactérias boas no nosso intestino, melhorando a absorção de nutrientes e diminuindo a inflamação do organismo. A estrutura química do Óleo de Coco é formada por triglicerídeos de cadeia média (TCM) que auxiliam na digestão e queima de gordura, atividade cerebral e em alterar o perfil do colesterol no sangue.

 

ÓLEO DE COCO virgem ou extravirgem é o óleo ideal para o cozimento. Foto: internet.

A grande maioria dos alimentos, se consumidos em excesso engordam e fazem mal, o óleo de Coco não é exceção. Além disso o seu custo ainda é bastante elevado! Então devemos aplicar os princípios da Nutrição: variedade, equilíbrio, moderação e prazer. Recomenda-se o uso do Óleo de Coco em pequenas quantidades e em preparações culinárias, preferencialmente compostas por alimentos in natura ou minimamente processados.

Até semana que vem!

Polly Aoki
IG: @nutri_pollyaoki

Um comentário em “Óleo de COCO X Óleo de Canola- Por Dra Pollyana Aoki

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s