Os benefícios dos alimentos alcalinos – Por Dra Pollyana Aoki 

Alimentos alcalinos – invista neles e beneficie sua saúde!!!

O nosso organismo funciona melhor em um pH levemente alcalino. Os alimentos alcalinos são aqueles que, quando consumidos, liberam carga básica ajudando no controle do pH (que deve ser em torno de 7,35 a 7,45), fazendo com que a absorção de nutrientes e a liberação de toxinas seja mais eficiente. Essas toxinas aumentam a produção de células cancerígenas e têm relação com a osteoporose, pois, no meio ácido, o corpo não consegue absorver o cálcio para os ossos.

Assim, uma dieta mais alcalina proporciona o equilíbrio do organismo, promovendo a desintoxicação e a redução da retenção de líquidos.
Para se beneficiar desses alimentos o plano alimentar precisa estar baseado em uma dieta rica em frutas, verduras, hortaliças e cereais integrais e os alimentos ácidos presentes, precisam estar em quantidades reduzidas. A proporção sugerida é 70% alcalinos e 30% ácidos e contemplar todos os grupos nutricionais.

PH dos Alimentos:

▪ Alimentos alcalinos

Abacaxi, melão, nectarina, maçã, figo, mamão, frutas cítricas, frutas secas, castanhas,lentilha, cebola, brócolis, couve, alho, espinafre, produtos integrais, azeite de oliva, abóbora, beterraba, alface, abobrinha, batata doce e folhas verdes em geral.

▪ Alimentos ácidos

pH 3 (muito ácido): Água com gás, refrigerante, águas com sabores e gás, energético, bebida alcoolica, fritura, sal, açúcar refinado, enlatados, embutidos e cigarro.

pH 4: Leite e derivados, carne de porco, chá preto, chocolate, adoçantes artificiais.
pH 5: Carne vermelha, café, farinha branca e arroz branco.
pH 6 (quase neutro): Ovo, peixe, frango, feijão, leite de soja, cereais integrais.
pH 7 (neutro): Água mineral. Mas atenção, observe o rótulo das águas engarrafadas!! O pH delas estão bem mais baixos que 7.

  

Reduza os alimentos ácidos e invista nos alimentos alcalinos.

Abaixo segue uma receita simples para começar o dia alcalinizando o seu organismo. A água alcalina feita com limão é um poderoso agente terapêutico que irá contribuir para o equilíbrio do corpo, realizando diariamente uma “faxina” preventiva. 🙂 

    • Ingredientes:

    1/2 limão orgânico ( se o limão não for orgânico, higienize-o bem lavando-o com sabão neutro com o auxílio de uma escova de cozinha)

    1 copo de água morna

    • Modo de preparo:

    Encha um copo (200 mL) com água.

    Ferva essa água. Desligue o fogo e espere a água esfriar a uma temperatura suportável para beber. 

    Quando atingir essa temperatura, esprema o limão nessa água.

     

    Dicas:

    – o limão tem que ser fresco, novinho, pois conterá mais enzimas. Por essa razão a água não pode estar muito quente, pois a temperatura elevada demais destrói as enzimas do limão.

    – beba de uma forma que haja pouco contato com os dentes, pois o limão pode causar o desgaste do esmalte dentário. E depois você deve escovar muito bem os dentes. 

    – o melhor horário para fazer é de manhã, em jejum.

    Mas o limão não é um alimento ácido?

    Ele é acido somente no gosto e antes de ser ingerido. Assim que entra no organismo, o limão realiza uma poderosa alcalinização do sangue, levando o corpo a atingir o pH ideal. A alcalinização produzida pelo limão beneficia o cérebro, coração, pulmões, rins, sistema imunológico, intestinos, fígado, enfim, todos os principais órgãos do corpo.

    Cuide da sua saúde através da alimentação! 🙂

    Até semana que vem!

    Polly Aoki

    IG: @nutri_pollyaoki

    Um comentário em “Os benefícios dos alimentos alcalinos – Por Dra Pollyana Aoki 

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s