Dietas da moda: cuidado!!!!! – Por Dra Pollyana Aoki

Talvez esse texto não seja somente informativo… talvez ele seja também um desabafo!!!! Não poderia terminar o ano sem abordar um assunto tão importante e que, infelizmente é muito comum na minha realidade de consultório. Apesar de todos os possíveis danos à saúde, várias pessoas ainda buscam essas “dietas milagrosas” por falta de informação ou por vontade própria com o objetivo de emagrecimento fácil e rápido para se enquadrarem no padrão estético magro ditado pela sociedade.

  

  
Chegamos no verão, com ele a exposição maior do nosso corpo e então bate o desespero em conseguir a “forma” desejada. Todos os “quilos” que eram para terem sido emagrecidos em um ano inteiro de maneira saudável, precisam ser eliminados em poucos dias. É aí que entram em cena as “dietas da moda”: Dieta da Sopa, do Suco, da Lua, da Proteína (Dr. Atkins), do Carboidrato, da USP, do Alfabeto, da Lombriga, aquelas a base de Shake, do Tipo Sanguineo e assim por diante. Elas possuem vários adeptos pois prometem uma grande perda de peso em pouquíssimo tempo e esse apelo tem aumentado a propagação de dietas impróprias e inadequadas para a saúde.

Por exemplo, quando um paciente me questiona sobre a substituição de uma ou mais refeições por algum tipo de SHAKE, eu respondo com outra pergunta: “O QUE VOCÊ TEM DENTRO DA BOCA? ” ​“DENTES”! A dieta do ser humano não é líquida (somente em casos específicos), pois a digestão e o comando da saciedade começam na nossa boca, consequentemente é muito importante comermos comida “de verdade” e mastigá-las muito bem. Quem está acima do peso, normalmente mastiga muito pouco e isso é uma das causas do grande volume de ingesta em apenas uma refeição, levando com isso o aumento de peso.

  
Essas “dietas da moda” não promovem a reeducação alimentar, são monótonas, ineficazes e não retratam o cotidiano das pessoas levando ao abandono da dieta. Tanto sacrifício em vão, pois a perda é de água e massa magra (músculo) e não de tecido adiposo (gordura). Sem a mudança de hábitos alimentares que a reeducação proporciona, com certeza a pessoa recuperará o peso perdido rapidamente e ganhará ainda mais, pois as células adiposas tem memória, esse é o famoso “efeito sanfona”.

Além disso, essas dietas não tem nenhum fundamento científico e podem causar sérios danos como fraqueza, perda de massa muscular, alteração de humor, sobrecarga renal e hepática, desidratação, anemia, hipovitaminoses (principalmente a vitamina D e B12), aumento do colesterol, cansaço e depressão. Além do mais as dietas muitos restritivas e com baixíssimas calorias podem levar a distúrbios alimentares como bulimia e anorexia nervosa, principalmente em meninas pré-adolescentes e adolescentes.

Atualmente é muito comum encontrar pessoas DESPREPARADAS intitulando-se “especialistas” em dietas. São blogs, sites, livros, redes sociais, programas de TV, dentro das academias, matérias chamativas em revistas, etc. São muitas pseudocelebridades “orientando” a melhor maneira para emagrecer.

 É muito importante para a manutenção da saúde chegar ao peso e medidas de circunferências dentro dos padrões de referência e o Nutricionista é o profissional capacitado para esse tratamento, pois uma conduta errada e muito agressiva com tais dietas restritivas, carentes em nutrientes essenciais, com excesso de suplementos, podem causar danos irreversíveis.

  
O tratamento para emagrecer não se restringe somente a cortar calorias! É necessário uma anamnese completa com informações e avaliações individualizadas, para a prescrição também ser individualizada. O resultado desse tratamento é a longo prazo e durante esse período o acompanhamento nutricional é fundamental, pois assim podemos analisar a resposta do metabolismo ao tratamento, ver a evolução do paciente e fazer os ajustes necessários para cada etapa.

  
Espero que todos reflitam sobre a alimentação e sobre o quanto tudo isso pode influenciar em nossa qualidade de vida e também na prevenção de doenças.

Um 2016 consciente com comida de verdade e saúde para todos!

Polly Aoki

2 comentários em “Dietas da moda: cuidado!!!!! – Por Dra Pollyana Aoki

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s