Recomendações para um bom Carnaval! – Por Dra Pollyana Aoki

Para quem curte o Carnaval alguns cuidados são muito importantes para enfrentar a “maratona” desses dias de folia. Um descuido, principalmente com a alimentação, pode acabar com a festa.

Não importa se você vai sambar na avenida, ir atrás do trio, assistir tudo de camarote ou se divertir nos salões….. precisamos redobrar a atenção ao que colocamos no prato para não sofrer com uma infecção intestinal, uma desidratação e até uma ressaca

Os dias que antecedem o Carnaval, principalmente as mulheres, a preocupação é perder peso e ficar com a silhueta desejada. Aí que entram aquelas famosas “Dietas da Moda” (já escrevi sobre isso aqui) que vão fazer você perder massa magra (músculo) e deixar sem energia durante a festa, podendo até passar mal por causa disso! Todas as recomendações de Reeducação Alimentar precisam ser seguidas também no período “Pré-Carnaval”.

  
A opção é você focar mais ainda em retirar os alimentos inflamatórios (glúten, leite de vaca, carne vermelha, embutidos, bebida alcoólica, refrigerante, alimentos ultraprocessados, gorduras ruins, doces a base de açúcar refinado, etc…), cuidar do consumo do sal (ele faz retenção de líquidos) e nada de Dieta Detox nesse período, pois o próximos dias serão muito desgastantes e precisamos estar com nosso metabolismo e reservas em dia!

✅ Deixe a Dieta Detox para o Pós-Carnaval e o seu organismo vai agradecer!

Listei algumas recomendações para os dias de folia:

✓ Cuide da sua hidratação durante a festa (abuse da água, água de coco e sucos de frutas naturais, de preferência sem açúcar). Evite refrigerantes.

  
✓ Não pule o café da manhã. Nessa refeição dê preferência aos alimentos integrais. Evite bolos, açúcares e pão branco.

✓ Coma a cada três horas. Faça pequenas porções em várias refeições diárias.

✓ Evite carnes e lanches gordurosos.

✓ Se consumir bebida alcoólica, intercale com água ou suco de fruta. O álcool desidrata o organismo e por isso temos que lembrar de estar sempre consumindo água, assim evitamos a famosa ressaca no dia seguinte. E lembre-se: 1 grama de álcool contém 7 calorias, portanto, quanto maior o teor alcoólico, mais calorias.

  
✓ Não coma em lugares sem higiene adequada.

✓ Não caia na armadilha de passar o dia inteiro sem comer para compensar à noite. Ficar longos períodos sem se alimentar reduz o seu metabolismo e, a grande quantidade de alimentos consumidos em uma única refeição será estocada como depósito de gordura.

✓ Inclua no seu cardápio alimentos ricos em potássio, pois ajudam a eliminar o sódio (retenção de líquido), e para quem caiu no samba ou fez o uso de bebidas alcoólicas ajuda repor o potássio perdido no suor. São eles: banana, damasco seco, batata, abacate, acelga e água de coco.

✓ Suas refeições precisam conter bastante hortaliças de cores variadas, prefira as carnes brancas, preparações leves e não exclua o “bons” carboidratos (arroz, pão e macarrão integrais, leguminosas, grãos). Nos intervalos, prefira lanches mais saudáveis, como mix de oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas) com frutas secas, barrinhas de cereal (procure as que NÃO contenham açúcar nem adoçantes artificiais na sua composição), frutas (com casca e bagaço, sempre que possível), açaí ou iogurtes. Outra dica é enriquecer seus lanches com fontes de fibras, como granola, aveia em flocos, quinoa, amaranto, farinha de coco e farinha de linhaça.

✓ Tente dormir bem e evite emendar um dia no outro.

  

    • Receitinha de um Suco Revigorante para curtir o Carnaval:

    – 04 rodelas de abacaxi.

    – 01 copo de água de coco.

    – Raspas de gengibre.

     

    Bata tudo no liqui e pronto!

    Se quiser pode acrescentar gelo.

      

    Bom Carnaval!

    Polly Aoki

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s