The Pilates Elders, um pouco de história – Por Myra Hirano

Sabe-se que Joseph Pilates criou, desenvolveu , difundiu e trabalhou com seu Método denominado Contrology por 45 anos. Quando ele teve seu estúdio em Nova Iorque, centenas de pessoas passaram por lá, conheceram e praticaram o seu Método valioso.

Apenas alguns de seus clientes continuaram disseminando seu Método e abriram seus próprios estúdios. Eles são conhecidos como “The Elders” (os seniores), ou seja, os mais antigos professores da técnica de Pilates que abriram seus próprios estúdios. Dos 10 Elders, 3 ainda estão vivos e trabalham com o Método Pilates.

Segue a lista abaixo. Vamos conhecer a história de cada um!

  • Romana Kryzanowska (1923 – 2013)

Romana foi a estudante mais próxima de Joseph Pilates, sua protégé (protegida). Romana conheceu Joe Pilates no ano de 1944, mas ela se mudou para o Peru e só retornou a Nova Iorque – EUA em 1958, quando voltou a ver Joe e Clara Pilates e dois anos depois ficou cada vez mais próxima do casal em uma imersão profunda no Método e na vida do casal. Joe faleceu em 1967 e em 1971 Romana assumiu a direção do estúdio a pedido de Clara Pilates, que veio a falecer em 1977. No ano de 1989 Romana abriu juntamente com sua filha Sari seu próprio estúdio em Nova Iorque no Drago’s Gym, depois chamou o nome que leva até hoje, True Pilates, onde Romana construiu um grande legado, do trabalho mais próximo de Joseph Pilates. Ela foi considerada uma das guardiãs e a mais bem conceituada da tradição do Método Pilates Clássico mundialmente até hoje. Seu programa de formação chama-se Romana’s Pilates e é comandado pelo sua filha Sari Mejia-Santo e sua neta Daria Pace.

  • Jay Grimes

Um dos anciões vivos e ativos atualmente. Jay Grimes estudou profundamente o Método Pilates com Joseph e principalmente Clara durante mais de 10 anos. Seu estúdio chama-se Vintage Pilates, fica na Califórnia e além de um programa de formação, ele viaja o mundo ministrando workshops e palestras, estando sempre presente nas Conferências de Pilates Clássico dos EUA e da Europa anualmente.

  • Mary Bowen

Também ainda ativa nos dias de hoje, Mary tem o seu próprio estúdio na cidade de Nova Iorque e ministra workshops, inclusive para contar de sua experiência quando frequentou o estúdio de Joe e Clara nos anos 60. Ela ministra treinamentos e workshops com uma visão diferente, em relação ao psique, pois sua formação é em Psicologia.

  • Kathy Grant (1921 – 2010)

Grant foi uma das únicas pessoas a ter um certificado assinado por Joseph Pilates. Uma espécie de certificação de formação profissional para estudantes, porém Joe Pilates não tinha nenhum curso nem um programa de certificação para professores. Kathy Grant adicionou sua herança de bailarina e agregou ao Método Pilates, porém manteve o repertório de Joseph em seus ensinamentos. Deixou discípulas para seguir com seu legado, a querida Cara Reeser e Blossom Crawford.

  • Lolita San Miguel

Lolita é outra estudante original que leciona até os dias de hoje, inclusive este ano de 2015 teve o seu programa de formação Legacy Training lançado no Brasil. Assim como Kathy Grant, recebeu uma certificação assinada por Joseph Pilates, através da Universidade do Estado de Nova Iorque em fevereiro de 1967, ano em que Joseph Pilates faleceu. Ela conheceu Primeiro Carola Trier e também Kathy no estúdio de Carola.  Frequentou e treinou com Carola por 7 anos no início dos anos 60, e foi a única certificada por ela. Ela soube através de Kathy Grant que Joseph Pilates era vivo, pois ela não sabia que ele era vivo e estava a poucas quadras dela. Foi então conhecê-lo. “Lolita mudou -se com o marido para Puerto Rico em 1977, onde fundou o Ballet Concerto de Porto Rico, a melhor companhia de balé de Puerto Rico – e foi Directora Artístico e executivo por 28 anos .San Miguel também fundou “Pilates y Mas , Inc.” em Porto Rico , em 2000, para ensinar , treinar e certificar os professores em associação com a Polestar. Ela se aposentou do Ballet Concierto em 2005 para se dedicar mais tempo para ensinar , treinar e dar conferências e seminários sobre o método Pilates.” Em 2012 fundou nos EUA o seu próprio programa de certificação, o Legacy Training, e antes disso existia o Master Mentor Program, que certificava professores que já eram formados em Pilates.  Desde 2005 também começou a ministrar workshops em conferências de Pilates.

  • Carola Trier (1913 – 2000)

Carola conheceu Joseph Pilates e sua Contrologia no ano de 1948 e 10 anos depois logo abriu seu próprio estúdio, a princípio com o concentimento do próprio criador, já que seus aparelhos foram feitos por Joe Pilates. Ela se aposentou em 1986.

  • Eve Gentry (1909 – 1994)

Eve tem uma parte super importante de sua história com Joseph Pilates documentada em vídeo, um dos documentos mais impressionantes sobre a Contrologia. Eu tive a oportunidade de comprar em uma das conferências da PMA que participei e é realmente impressionante e emocionante. Eve Gentry conheceu Joe e Clara Pilates em 1955 quando fez uma mastectomia após um câncer de mama, ela perdeu o movimento do braço e fez aulas com Joseph durante um ano e recuperou toda a sua força e arco de movimento! Ele não criou um sistema de reabilitação específico para a mama, mas sim utilizou o seu repertório original do Reformer, o Pedi Pole, o Magic Circle e o “Tens-o-meter for the head”, usado para fortalecer a musculatura da cervical. Após a morte de Joseph, Eve se mudou para Santa Fé no México, abriu seu próprio estúdio e posteriormente  desenvolveu seu programa de pré-Pilates chamado The Gentry Method no ano de 1991. Sua discípula Michelle Larsson ministra Workshops e conta a história de Eve através desse seu documentário até hoje.

  • Ron Fletcher (1921 – 2011)

Assim como Eve e outros anciões, Fletcher também inseriu sua herança da dança em sua visão na Contrologia. Bailarino da mais importante companhia de dança Contemporânea do mundo, a pioneira Martha Graham, conheceu Joe Pilates nos anos 60 , e nos anos 80 levou o Fletcher Work para LA na California.

  • Robert Fitzgerald (não foram encontradas suas datas na bibliografia e fontes consultadas)

Após a morte de Joe Pilates, Bob abriu seu estúdio próprio na cidade de Nova Iorque. Ficou muito conhecido e super frequentado por dançarinos, por ter como clientes os bailarinos da Companhia Martha Graham. Bob teve sua experiência com o Método Pilates através de Carola Trier. Segundo a Biografia Hubertus Joseph Pilates, Robert Ftzgerald não chegou a fazer aulas com Joseph Pilates.

  • Bruce King (1925 – 1993)

Bailarino e natural da Califórnia, radicado em Nova Iorque, chegou ao estúdio de Clara e Joseph Pilates no ano de 1958 com uma péssima forma, segundo Clara, que contou a Romana que ele fez apenas o Footwork no Reformer durante 6 meses até começar a melhorar sua performance e shape. Abriu seu estúdio nos anos 70.

Um bom retorno à vida a todos!

Myra

IG: @myrapilates

Fontes:

2 comentários em “The Pilates Elders, um pouco de história – Por Myra Hirano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s