Qual é a sua idade?
Você sabe quantos anos você tem de verdade?
Não estou me referindo a sua data de nascimento. Essa é a sua idade cronológica (tempo) , essa é a que você foi registrado no cartório, porém a mais importante é a sua idade biológica (vida), que tem a ver com a funcionalidade e conservação do seu organismo e sofre uma influência dos seus hábitos e os cuidados que você teve com sua saúde ao longo da sua existencia.
Envelhecer é inevitável, este processo inicia no momento do nascimento e sofre inúmeras influências, das quais muitas podemos modificar para envelhecer melhor.
Atenção, ser jovem não significa que você seja saudável e ser idoso não significa que seja doente.
A idade cronológica está relacionada simplesmente ao tempo de vida que uma pessoa possui. Já a biológica está relacionada ao envelhecimento das células que está diretamente relacionado com os seus hábitos.
Uma coisa que nem todos sabem, é que um médico pode mensurar essa sua idade biológica.
Para isto devem ser realizados exames e testes como:
- Exames laboratoriais avaliando a bioquímica do sangue, perfil hormonal, índice de Atividade Inflamatória.
- Exames físicos da sua pressão arterial, circunferência abdominal, percentual de gordura, e resistência muscular.
- Avaliação nutricional da sua dieta e índice glicêmico.
O médico assim pode analisar os fatores de envelhecimento e sua relevância no estado geral de saúde e a sua idade biológica.
A genética pode definir seu corpo até por volta de 20 anos de idade, antes considerada pouco provável de ser modificada, hoje está bem claro que seu estilo de vida a influenciam e muito.
O chamado envelhecimento natural provoca muitas mudanças, influenciadas diretamente por seus hábitos de vida, de quanto e como é seu sono, da prática ou não de exercícios físicos regulares, olha a importância do pilates, de como você administra seu equilíbrio emocional, do que você come e bebe, do seu trabalho, do seu lazer e do seu nível de estresse.
Até 50 anos atrás, a herança genética era o fator preponderante na determinação de doenças futuras, pois as pessoas mesmo de diferentes tipos de classes sociais, tinham um estilo de vida parecido, alimentavam-se e tinham o mesmo nível de grau em atividade física.
Hoje, entretanto, as heranças genéticas não são mais do que 30% responsáveis pela determinação da idade biológica, e sim o estilo de vida, que corresponde a 60%. A idade cronológica é um parâmetro considerado ultrapassado, e que não pode mais ser utilizado de forma isolada para definir se alguém é mais ou menos saudável ou se está mais ou menos propenso a desenvolver certas doenças.
Já que é impossível parar o tempo,uma vez identificada a velocidade com que aquela pessoa está envelhecendo, e que funções orgânicas estão mais comprometidas por este processo, possamos aplicar terapias que podem “atrasar” o relógio biológico humano, e desacelerar substancialmente o envelhecimento, além de melhorar a sua capacidade funcional.
Independente do aumento populacional no planeta os casos comprovados de doenças progressivas e degenerativas aumentaram significativamente tais como: câncer, diabetes, Parkinson, demências precoces, etc. E as menos progressivas mas degenerativas como: obesidade, depressão, infarto, obesidade, alergias, artrose, etc também.
Ao apostarmos em manter o indivíduo saudável através de ações preventivas, estamos minimizando as chances de desenvolver essas doenças, melhorando de forma expressiva a qualidade de vida e atingindo o objetivo maior da medicina antienvelhecimento e da longevidade, que é permitir não só uma vida longa, mas também produtiva, saudável e feliz!
Feliz Ano Novo!
Vida longa!
Dr. Cyro Hirano
(Instagram: @cyrohirano, @cdclinicadermatologica)
-Não possui nenhum conflito de interesse com a indústria farmacêutica ou de equipamentos.
– As fotos deste post possuem somente caráter ilustrativo.
– Os resultados de qualquer tratamento podem variar de acordo com a resposta individual.
– As opiniões aqui contidas podem divergir das de outros profissionais da área, e essas informações não podem ser usadas legalmente contra terceiros, como evidência de falhas ou enganos de outros profissionais.
Lembrando que estamos aqui para informar e que um post não substitui uma consulta médica.