Ciclo Menstrual e Atividade Física – Por Erika Fernandes

Todo mês tem uma fase que nós mulheres ficamos mais lentas, certas dores aparecem mais, dores de cabeça vem com frenquência, inchaço, etc.  Visando isto, resolvi fazer m texto que pudesse ajudar muito neste período para nós mulheres.

O treinamento aplicado levando em consideração o ciclo ovulatório menstrual é uma particularidade do organismo feminino. Sabe-se que as mulheres são diferentes dos homens, merecendo atenção diferenciada, tanto na periodização quanto nas intensidades das cargas de treinamento.
As principais características do ciclo reprodutivo feminino são as alterações nas concentrações dos hormônios FSH, LH e progesterona, em que suas maiores concentrações ocorrem no período da ovulação e menores concentrações ocorrem no período menstrual, (Wilmore e Costill, 2001).


• Jonge (2003) e Constantini et al. (2005) destacam alterações fisiológicas, concentrações hormonais e desempenho das capacidades físicas durante o ciclo menstrual como:

–Fase Menstrual: corresponde à fase de eclosão do óvulo e liberação do sangue, período de instabilidade emocional e irritabilidade, ocorrendo baixa nas concentrações dos hormônios estrógeno e progesterona, quando há redução da força, velocidade e resistência.

–Fase Pós-Menstrual: início do aumento nas concentrações dos hormônios estrógeno e progesterona, com isso ocorre o aumento da capacidade de resistência e velocidade.

–Fase Ovulatória: aumento do progesterona e baixa no estrógeno, diminuindo a capacidade de coordenação e força.

–Fase Pós-Ovulatória: pico de liberação do progesterona, quando as mulheres podem estar no seu melhor estado de rendimento, ocorre aumento considerável na força, velocidade e resistência.

–Fase Pré-Menstrual: redução total dos hormônios para a liberação do óvulo não-fecundado. A mulher demonstra irritabilidade e instabilidade emocional, queda considerável na concentração, força e resistência, consequentemente, menor capacidade de recuperação e aumento da fadiga.

Diante destes autores vemos que durante a menstruação mesmo, cerca de 70% das mulheres alcançaram um desempenho igual ou até melhor, em 30%, ocorreu uma diminuição do desempenho. A diminuição do desempenho refere-se principalmente a atividades de longa duração. Em atividades de velocidade, observa-se esporadicamente uma melhora. Em relação a parte psicológica, deve-se admitir, durante a menstruação, maiores prejuízos, uma vez que o sangramento é percebido geralmente como inibidor do desempenho, embora a perda de sangue não afete a capacidade de desempenho.

O ciclo menstrual tem uma troca hormonal entre o estrogênio na fase inicial e após a ovulação tem-se a progesterona.

A progesterona tem um efeito catabólico sobre o músculo, alcançando sua maior concentração na fase lútea. O cortisol, que também possui efeitos catabólicos, igualmente alcança maiores concentrações durante a fase lútea comparando-se à fase folicular. A testosteronapermanece em uma concentração relativamente constante durante todo o ciclo menstrual, exceto por um aumento durante a ovulação. Em mulheres não-treinadas, uma maior resposta aguda do hormônio de crescimento ao treinamento de força é notada na fase lútea, em comparação com a fase folicular.

Em suma, dentre as modalidades oferecidas pelas academias, o treinamento resistido com periodização ondulatória é o que apresenta os melhores resultados em relação ao aumento do gasto calórico, da massa muscular, da força, assim como no emagrecimento e no controle glicêmico de forma aguda (Brazilian Journal of Biomotricity, 2009).

A alimentação também influencia nas fazes de treinamento. Por isso sempre é bom ter uma alimentação saudável e tentar observar os alimentos que dependendo da fase ajuda ou atrapalha seu bem estar.

Até semana que vem!!

Erika

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s