O Apetite e seu Controle – Por Dra Pollyana Aoki

Para sustentar a vida e o crescimento, o apetite é um estímulo fundamental, cuja função é disparar o início da ingestão de alimentos, quando houver necessidade calórica, queda nos estoques de energia e perda de peso corporal. Já o estímulo oposto é chamado de Saciedade, que limita a ingestão de alimentos e é no Hipotálamo que esses dois mecanismos biológicos são regulados.

Quando se tem uma alimentação saudável e a prática regular de atividade física, somos capazes de equilibrar de forma cuidadosa a ingestão e o gasto energético, existindo portanto, um sistema de controle eficaz nos estímulos da fome, apetite, satisfação e saciedade.

Fome: expressa uma necessidade geral de calorias (energia).

• Apetite: sensação relacionada ao paladar, aroma, aspecto visual da alimentação, textura e nossas experiências anteriores com comidas específicas. Por exemplo: aquela macarronada que sua avó faz todos os domingos para reunir a família! 🙂

Satisfação: expressa a sensação de fartura que encerra uma refeição

Saciedade: sensação que expressa a ausência de qualquer desejo de iniciar uma nova refeição.

Existem hormônios endógenos (produzidos pelo nosso próprio organismo) ligados ao apetite e à saciedade, estabelecendo uma relação direta com o excesso de peso e obesidade.

 

Imagem: slideplayer.com.br

A Leptina é um desses hormônios, cuja sua liberação ocorre durante o sono e atua predominantemente sobre o sistema nervoso central, suprimindo a sensação de fome. Influencia a reprodução, as funções endócrinas do pâncreas e regula o gasto energético.

Ela é produzida no tecido adiposo (tecido de gordura) e quanto maior a quantidade desse tecido, maior será a quantidade de Leptina produzida. Então por que em quadros de obesidade o apetite não diminui? Apesar de apresentarem altos níveis de Leptina, alguns defendem a ideia de que os obesos desenvolvem resistência a ela. Essa resistência impede que as células do hipotálamo, que controla o apetite, recebem o sinal da leptina de reduzir a alimentação. Assim o indivíduo obeso seria “resistente” à leptina, não controlando seu apetite.

E também não podemos deixar de destacar que, se esse hormônio é liberado durante o sono, dormir bem evita o ganho de peso pela falta de controle na ingesta de alimentos.

Outro hormônio também relacionado com o controle do apetite é a Grelina, que é produzido no estômago. Quando o estômago está vazio, esse hormônio age no cérebro e dispara para o corpo a sensação de fome. Normalmente os níveis desse hormônio disparam próximo da hora das refeições. Quando nos alimentamos, a Grelina vai diminuindo sua concentração no nosso corpo, nos proporcionando a saciedade.

Há estudos que demonstram que o estresse crônico aumenta os níveis de Grelina. Portanto, é esse hormônio o responsável por fazer você atacar a geladeira de forma “compulsiva” quando sua rotina é estressante. E outros estudos também descobriram que 1 hora de exercício aeróbico diminui significativamente os níveis de Grelina e, consequentemente, o apetite — tanto durante o treino como pelo menos uma hora depois.

Então para mantermos tudo em equilíbrio com relação ao nosso apetite, é muito importante fazer essas pequenas mudanças:

• Nos alimentarmos de comida de verdade! Frutas, hortaliças, a versão integral dos cereias (arroz, pão, macarrão…), gorduras boas precisam fazer parte de nossas refeições.

• Fracionamento das refeições. Comer a cada 3, no máximo 4 horas.

• Hidratação correta

• Prática de atividade física

• Emagrecer de forma gradativa

• Cuidar da qualidade do sono

Cuide-se!

Procure profissionais para lhe orientar da melhor forma! 😉

Saúde!

Polly Aoki

2 comentários em “O Apetite e seu Controle – Por Dra Pollyana Aoki

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s