“Rollings” – por Myra Hirano

O Método Pilates é super conhecido como uma técnica para melhorar a postura. Sim, isso é verdade, dentre outros benefícios, seus exercícios proporcionam o fortalecimento da musculatura corporal. Porém, mais do que isso, o objetivo principal de todo o Método é você adquirir o controle sobre o seu próprio corpo e nāo estou falando de exercícios de equilíbrio ou específicos de propiocepçāo. Vem comigo entender. 😉

Hoje vou falar de 4 exercícios do Mat Pilates que chamo de “Rollings“. Eles exigem bastante controle para serem executados e fazem com que com a prática dos mesmos , possamos alcançar esse grande benefício e outros muito importantes. 
A sequência criada por Joseph Pilates, como já disse em outros posts por aqui, é corretiva e coerente. Sāo oficialmente 34 exercícios, descritos em sua única obra Return to Life Through Contrology, contendo descriçōes em detalhes com fotos do própio Joseph. A sequência exige que você atinja um refinamento de seus movimentos e uma exige uma contraçāo profunda e controlada para que você consiga executar corretamente. Passando por movimentos em todos os planos, a nossa coluna vertebral precisa nāo só de fortalecimento , mas também de mobilizaçāo. Pilates exige que você seja capaz de coordenar o seu corpo e as diversas direçōes que ele consegue se mover, principalmente através dos movimentos da coluna.
 

Eu com uma cópia original do livro Return To Life Through Contrology de Joseph Pilates e assinado pelo próprio Joseph. Hoje essa cópia pertence ao querido Benjamin Degenhardt, grande Instrutor, educador e estudioso do Método.

O trabalho que chamamos de articular a coluna vertebral é um dos diferenciais no Método Pilates. Nos preocupamos em tentar mobilizar a coluna inteira vértebra por vértebra, sem esquecer de nenhuma , com precisāo de movimento. Muitas pessoas tem falta de flexibildade na regiāo lombar e no quadril, a lombar é a parte baixa da coluna que sofre uma carga grande no nosso dia-a-dia e outras pessoas também nao têm boa mobilidade nela.

Ter uma coluna forte é super importante e na sequência do Mat Pilates existem muitos movimentos de extensāo da coluna como o Spine Strech, Saw, os “Kicks” e o Swan, mas hoje nāo falaremos desses.
A nossa coluna também precisa se movimentar e se move em todas as direçōes no nosso dia-a-dia. Para isso, a sequência do Pilates no Solo de Joseph conta com exercícios que fortalecem a regiāo abdominal, mobilizam e massageiam a nossa coluna de forma desafiadora e divertida.
Lembrem-se de fazer os exercícios sob a orientaçāo de um profissional capacitado para ensinar o método Pilates.
Sāo eles os “Rollings“:

1- Rolling Back, mais conhecido como Rolling Like a Ball (é o 5° exercício da sequência).
Rolar para frente e para trás como se fosse uma bola. Basicamente é esse o exercício (foto 1) . Ele requer força da cadeia anterior do nosso corpo e muito controle para manter o shape de uma bola. É uma forma super divertida , na qual lembramos de brincadeiras que fazíamos quando éramos crianças, super lúdico, porém difícil de executar com eficiência. Ao rolar para o chāo e retornar, a coluna toda recebe uma massagem e você tenta controlar as suas articulaçōes através dos músculos que flexionam o corpo e os que estabilizam também. Além desses benefícios, na sequência ele é o primeiro de “rolar” e notamos que ele já esta preparando o nosso corpo para o que esta por vir. Toda a sequência tem uma coerência e cada exercício uma razāo para estar naquela posiçāo, por isso , a importância de respeitá-la.

Foto 1: Rolling Back ou Rolling Like a Ball. Fonte: internet

2 – Rocker with Open Legs é o 9º exercício da sequência (ou Open Leg Rocker).
Ainda rolando nossa coluna no chāo pra lá e pra cá, esse exercício é ainda mais desafiador, pois devemos aqui manter as pernas em uma posicao de “v” (foto 2), que requer um super alongamento dos extensores do quadril e fortalecimento do joelho (nao vale se ajudar com as pernas, a força para achar o equilíbrio vem do nosso powerhouse). Promove também uma massagem maravilhosa na coluna, principalmente alongando a parte baixa, a famosa lombar. Gosto de ver como esse exercício me prepara para fazer um bom Teaser e um Control Balance no futuro.

Foto 2: Joseph Pilates em posição de Rocker with Open Legs (Open Leg Rocker) no seu Studio em NY. Foto: IC Rapoport.

3 – Seal (foca)
Por ser o 30° exercicio da série do Mat Pilates, podemos observar que já passamos por 29 e que esse é sem nenhuma dúvida mais difícil de controlar. (foto 3) Batemos os pezinhos como faz a foca, leva por isso o seu nome. E justamente por causa de 2 batidinhas, ele fica muito desafiador e ainda mais divertido. Eu adoro a idéia desse exercício vir logo após o Boomerang, pois ambos sāo mais ativos, fluidos e tem foco na flexāo do tronco, ele estāo logo após uma série de exercícios que trabalham justamente o oposto, a extensāo da coluna. Quem afirma que o Método Pilates Clássico é pobre em extensōes, deveria se ater à obra do criador antes de mencionar tal inverdade. Mas hoje vamos focar na flexao.

Foto 3: Página do livro Return to Life Through Contrology de Joseph Pilates mostrando passo-a-passo em fotos do mesmo sobre o exercício Seal.

 
4 – The Crab
Ele vem logo após o seal e tem um plus especial. Ficamos com as pernas cruzadas e ao voltarmos do chāo, fazemos um pequena pausa para uma posiçāo sobre os joelhos e apoiamos a cabeça no chāo ( com todo o cuidado e instruçāo correta que existe para tal) e nos beneficiamos de um super alongamento extra (foto 4). E desse o que acho especial em relacāo a sequência é seu proximo exercício, o rocking, que vem na hora certa fazendo o movimento exatamente oposto destes “rollings”. Uma linda e completa extensāo de toda a cadeia posterior proporcionando as devidas descompensaçōes e tornando a sequência de Joseph rica, completa e dinâmica!

Foto 4: Niedra Gabriel no plus do Crab para o portal americano de aulas on-line Pilates Anytime. Foto: internet.

 
Vale lembrar mais uma vez , que estes e todos os exercícios devem ser ensinados e orientados ao praticante por um instrutor capacitado na Técnica de Pilates. Somente ele sera capaz de identificar quais e se você ira precisar de modificaçōes e principalmente o foco correto que devemos dar. É o seu corpo, a sua saúde!

O meu objetivo hoje foi analizarmos esses exercícios de rolar que existem na sequência do Mat Pilates do livro Return to Life Through Contrology escrito por Joseph Pilates e tentar ao mesmo tempo pensar no quanto dinâmica e naturalmente funcional ela é e benfecia os praticantes de forma diferenciada.

Espero que gostem e adoraria saber o que vocês acharam. Deixe um comentário/dúvida e assim podemos trocar mais nossas experiências.

Um bom retorno à vida a todos!
Myra
IG: @myrapilates

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s