Tonifica o tronco, massageia o estômago e alonga muito! Esse é o Stomach Massage, uma série de exercícios do Método Pilates executada no aparelho Universal Reformer. A série é composta de 4 variações originais e elas estão conectadas em uma relação com outros exercícios do Pilates, passando do básico até o avançado em níveis de dificuldade.
1. Round Back
2. Flat Back
3. Reach
4. Twist
Como podemos identificar facilmente pelo nome, o foco é a região do estômago, que se encontram os músculos abdominais, aliás, esses 4 exercícios são puro powerhouse, é através dele que o exercício deve acontecer.

Como mostra nessa minha foto acima, nos posicionamos sentados no carriage, de frente para a footbar e apoiamos as pontas dos pés em pés de pilates nesta barra. Empurramos o carriage pelos músculos abdominais, e não pelas pernas. Os joelhos não podem hiperestender, dar aquele “tranco” ao realizar o movimento de empurrar o carriage. Os movimentos de ir e vir devem ser bem fluidos, é um trabalho com muito foco também no alongamento axial, essencial para que a postura não “despenque”.
É curioso percebermos como a posição dessa minha foto, no Round Back lembra o Rolling Like a Ball do Mat Pilates. Já o Flat Back eu sinto que me prepara para a série da Short Box, o Reach me lembra o esforço da parte superior do corpo para manter em um Teaser e o Twist me ajuda em todos esses e nos exercícios do Mat como o Spine Twist e Saw. Essas conexões do Método fazem sentido para vocês também?
– Algumas dicas para o sucesso:
- Esteja com o seu powerhouse bem engajado a todo tempo.
- Contraia os músculos internos das coxas, ativando a linha média.
- Não trave os joelhos ao estendê-los.
- Esteja conectado também com a parte posterior das pernas até os glúteos, principalmente na extensão.
- Não desconecte os calcanhares e sua relação com a linha média.
- Empurre o carriage a partir da força do powerhouse e não das pernas.
- Resista as molas na volta do carriage.
- Alongue a coluna de forma que haja espaço entre as vértebras, com alongamento axial.
- Mantenha as costelas afastadas da barriga e a barriga sem colar nas pernas.
- Scoop: contraia os músculos abdominais levando a barriga para dentro como se estivesse cavando com uma conchinha de feijão, pra dentro e pra cima.
- Estabilizar o quadril sem travar o movimento e não perder a fluidez.
Agora segue um video do canal do Youtube Balanceconie de uma aula do Reformer com a série do Stomach Massage para que possamos entender melhor. 🙂
Um bom retorno à vida a todos!
Myra
IG: @myrapilates